Escolas em PE iniciam entrega de absorventes a estudantes

Iniciativa busca combater a pobreza menstrual e estima a distribuição de mais de 200 mil itens de higiene

qui, 02/12/2021 - 19:20
Unsplash Exemplo de absorvente Unsplash

Nesta quinta-feira (02), se iniciaram as entregas de absorventes às alunas matriculadas nas Escolas da Rede Estadual de Pernambuco. A iniciativa faz parte do Programa de Educação em Saúde Menstrual do Governo de Pernambuco, que pretende combater a pobreza menstrual, bem como proporcionar suporte por meio de orientações, formações e palestras às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto estima beneficiar mais de 200 mil estudantes com a entrega dos absorventes. No EREM Capitão Manoel Gomes de Assunção, em Pombos, Agreste de Pernambuco, a entrega de mais de 503 absorventes já está em fase de andamento. Segundo a estudante Emily Silva, em entrevista concedida à Secretária de Educação e Esportes (SEE):

“A entrega foi muito importante para todas nós, meninas, pois isso não só nos ajuda, mas combate a pobreza menstrual. Muitas vezes a gente se priva de vir ao colégio nesse período. E esse programa é um apoio para todas”, declara a aluna. 

Segundo pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 35% das adolescentes e jovens que menstruam, já enfrentaram dificuldades por não ter absorventes ou outros itens de higiene. No Brasil, foi aprovado em 2021, através do Projeto de Lei PL 4968/2019, a entrega do produto de higiene para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores