MEC lança projeto para integrar cursos técnicos ao EJA

Iniciativa pretende oferecer dupla formação aos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos

qui, 02/12/2021 - 18:55
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Sala de Aula em Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (02), por meio da Secretaria da Educação Básica (SEB), o Programa EJA Integrada, que objetiva o aumento de vagas e cursos profissionalizantes integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a fomentar a qualificação profissional desses estudantes.

A iniciativa faz parte da Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa oferecer no mínimo 25% das matrículas do EJA, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, integradas à alguma formação profissionalizante. Dessa forma a ideia é ampliar as competências dos estudantes frente ao mercado de trabalho, a partir de uma dupla formação.

O programa incentivará a articulação entre as redes de educação municipal e estadual, para a elaboração de projetos de cursos que integrem as duas formações e ainda ofereçam capacitações alinhadas às demandas do mercado. De acordo com o MEC, a iniciativa já conta com a participação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que estima o engajamento de  41 instituições e 23 escolas técnicas. 

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores