Programa Jovem Senador está com inscrições abertas

Iniciativa irá selecionar 27 estudantes de escolas públicas para participarem da ‘Semana de Vivências Legislativa’, em Brasília

qui, 02/12/2021 - 17:34
Unsplash Sala de aula Unsplash

Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, o Programa Jovem Senador 2022 está com as inscrições abertas. Nesta edição, os estudantes serão selecionados a partir da avaliação de uma redação com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Os interessados deverão entregar a redação pronta na escola que estiver matriculado até o dia 18 de março. Serão selecionados 27 estudantes de cada estado brasileiro, acompanhados dos seus respectivos professores orientadores que irão os acompanhar na Semana de Vivências Legislativas, realizada entre 27 de junho até o dia 1 de julho de 2022, em Brasília, no Distrito Federal.

Podem se inscrever no concurso estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, que estejam matriculados em alguma destas modalidades de ensino: regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). De forma excepcional será aceita a participação de estudantes que tenham concluído a formação em 2021, incluindo casos em que o ano letivo se estendeu até o início de 2022. 

O programa Jovem Senador tem o objetivo de fomentar a reflexão dos jovens estudantes brasileiros enquanto a política, democracia e ao exercício da cidadania. Nesse sentido, proporciona o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro e estimula o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal.

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores