Ação combate discriminação racial com estímulo à leitura

Programação foi elaborada por acadêmicos de Pedagogia da UNINASSAU Belém e reuniu crianças de escola pública

sex, 03/12/2021 - 13:18
UNINASSAU Antirracismo: crianças da rede de ensino de Belém em evento com acadêmicos de Pedagogia da UNINASSAU UNINASSAU

Crianças da rede municipal de ensino de Belém participaram de uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. A atividade foi organizada pela Faculdade UNINASSAU Belém, por meio do curso de Pedagogia, dentro da Escola Municipal de Educação Infantil "Direito de Ser Criança". O público presenciou contação de histórias de valorização da diversidade nas relações humanas.  

O evento faz parte das atividades de extensão da unidade Quintino Bocaiúva. Foi mediada pela professora Milene Vasconcelos Leal, docente da disciplina "Relações Étnico Raciais", que também já lecionou no Colégio Municipal assistido no projeto. Acadêmicos de diversos semestres estiveram presentes.  

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia da UNINASSAU Belém, Igor Belo, essa foi uma ação integrada, visando construir uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceitos. "Foi desenvolvido um planejamento, com elaboração e execução desse dia em alusão ao Dia da Consciência Negra, no qual alunos do curso de Pedagogia fizeram contação de histórias que trata da valorização da diversidade nas relações humanas, buscando construir uma sociedade com menos discriminação racial", disse o gestor.  

Os acadêmicos também ficaram responsáveis pelo ensaio e produção de painel, histórias, músicas e brindes para as crianças. "Para os discentes, foi um momento de engajamento social, planejamento e ação, uma preparação para o exercício da docência na prática. E, para as crianças, foi um momento de aprendizado, debate e interação, pois elas se posicionaram também sobre o tema abordado, trazendo à tona a questão do racismo, visando romper com práticas de discriminação", finalizou o coordenador.

Por Rayanne Bulhões.

COMENTÁRIOS dos leitores