Professor lança obra sobre planejamento urbano na Amazônia

As principais temáticas abordadas no livro direcionam ao entendimento do desenvolvimento da região

ter, 14/12/2021 - 11:44

O professor e coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UNAMA - Universidade da Amazônia – UNAMA, Jader Duarte Ferreira, lançou o livro “Desenvolvimento e Planejamento Urbano na Amazônia”, no início deste mês. O trabalho foi apresentado na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, pela editora Appris.

A obra foi idealizada em 2017, a partir a teoria do Plano-Processo, discutida entre ele e a professora Júlia Lourenço, da Universidade do Minho, em Portugal. Ele conta que, durante a conversa, abordaram de que forma essa teoria poderia contribuir para analisar o planejamento urbano na Amazônia.

O professor explica que eles partiram de dois focos: as cidades de Santarém e Marabá, que pelas suas importâncias dentro da região mostrariam muito sobre o planejamento urbano na Amazônia, que evidenciaria a dinâmica dos outros municípios e para a região amazônica como um todo.

Jader Duarte afirma que produzir qualquer livro demanda muita segurança no que será feito, pesquisar bastante pela necessidade de bases teóricas conceituais, metodologias bem definidas, além da sistematização com utilização de técnicas. “A gente precisa ter clareza dessa sistematização, do uso da metodologia, definir bem o objeto que se quer para aplicar a metodologia e as técnicas necessárias”, diz.

Segundo ele, o propósito principal da obra é explicar o processo de planejamento urbano na Amazônia, a partir do Modelo de Lourenço, fazendo uma análise de cidades que se destacam no contexto amazônico por serem de porte médio, e que foram diretamente influenciadas pela política de planejamento do Governo Federal na segunda metade do século XX, no contexto da dinâmica de integração nacional.

O professor explica que as principais temáticas abordadas no livro direcionam ao entendimento de como ocorreu o desenvolvimento na Amazônia, o planejamento urbano e a análise dele, de que forma ele se efetivou, as transformações impostas, e como a questão ambiental foi influenciada por ele.

“A questão social também está no foco desse trabalho, de que forma esse planejamento influenciou na dinâmica social, também se positivamente, se negativamente, se de alguma forma favoreceu principalmente as populações tradicionais da região, índios, ribeirinhos, e outros que habitam esse espaço”, acrescenta.

O professor afirma que a obra pode contribuir para futuras pesquisas por trazer uma grande estrutura teórica sobre planejamento urbano e uma discussão centrada na teoria do Plano-Processo, que ainda é pouco explorada. “A teoria do Plano-Processo e o modelo de Lourenço podem ser aplicados em várias situações de análises de desenvolvimento, ou de planejamento dentro do espaço amazônico, e não só no espaço amazônico, mas no espaço brasileiro e mundial”, ressalta.

Jader Duarte destaca que o livro que é o primeiro estudo na Amazônia que trabalha a teoria do plano-processo, e conta quais resultados espera com a publicação da obra. “Que sirva de referência para futuros pesquisadores que queiram aplicar essa teoria em diversas áreas do conhecimento, mas principalmente no Urbanismo, na Geografia, no Turismo”, afirma.

Para mais informações, acesse o site da editora.

Por Isabella Cordeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores