Como manter o ritmo de estudos para o Enem 2021 em janeiro

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio será realizada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022
Caderno de prova do primeiro dia do Enem 2021 - Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marca o encerramento do ciclo de aprendizagem de milhares de estudantes no País, mas para alguns alunos, esse momento ainda não chegou. Com o ritmo desacelerado devido às festividades de fim de ano, é preciso muita concentração para quem for realizar as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Nessas datas será realizada a reaplicação da prova para os estudantes que tiveram nova oportunidade de inscrição, no período de 14 a 26 de setembro, para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021, e para os candidatos que não conseguiram realizar uma das provas da atual edição.

Mesmo podendo causar uma tensão a mais, por ter mais tempo para realizar as provas, o professor de química Pietro Santiago afirma que nem sempre os fatores que levam um estudante à reaplicação estão sob controle. “Gosto de lembrar que a reaplicação tem os mesmos moldes da primeira e, por isso, o estudante que se preparou para a primeira aplicação, estará preparado para a segunda”, informa o docente.

Mantendo o ritmo de estudos

Segundo Dino Rangel, psicólogo e professor de geografia, o ritmo dos estudos deve estar atrelado à disciplina e ao descanso, um equilíbrio entre os dois. “Ambos fatores são fundamentais para que haja sucesso no desempenho da realização da prova, para que haja a disposição satisfatória e eficaz para se fazer a prova”, explica.

O profissional ressalta que a alternância entre estudos e descanso é fundamental para concluir a preparação para o exame, principalmente como forma de evitar sobrecarga. “Então, primeiro, o aluno tem que continuar focado, estudando, criar horário de estudo, para não comprometer seu objetivo. Atrelado a isso ele tem que ter o momento de relaxamento, um momento de ele fazer algo que possa dar prazer, relaxar, seja uma atividade física, seja um filme, seja um encontro com amigos. Porque se ele fica 100% focado nos estudos, pode gerar angústia, ansiedade e também se ele fizer o contrário, ele pode não se preparar, se ficar totalmente desfocado, naturalmente isso pode gerar uma decepção depois da realização da prova”, ele destaca.


Controle de ansiedade

Ainda de acordo com o professor Pietro, é fundamental o equilíbrio entre os estudos e o lazer como forma de combater a ansiedade, que geralmente toma conta dos nervos dos estudantes pouco antes da realização das provas. “A ansiedade parece estar entre os grandes problemas de nossa contemporaneidade. Uma forma de superar isso é proporcionando a si mesmo momentos de lazer. Entre um horário e outro de estudos, assistir a um episódio daquela série favorita cai super bem. Bom também é fazer uma atividade física ao ar livre, ajuda a diminuir um pouco essa ansiedade”, indica o docente.

Para conseguir concluir as revisões até o início de janeiro, Santiago também sugere uma flexibilização nos horários, para não chocar com o período festivo. “Nada engessado, focando em temas mais recorrentes, dicas que os professores sempre dão em sala de aula. Lembrem-se que quantidade de estudos é diferente de qualidade nos estudos e por isso, invista em conteúdos menores e boa prova”, deseja o professor.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES