Aprenda a traçar metas realistas para os seus estudos

Confira as dicas dos professores para criar um planejamento de estudos eficiente e evitar frustrações

por Thaynara Andrade sex, 31/12/2021 - 12:00
Unsplash Unsplash

Uma meta pode ser definida como os passos ou tarefas que devem ser realizados um a um até que uma pessoa consiga alcançar seu objetivo final. No caso dos estudantes, o sonho é conquistar uma vaga na universidade ou dar início a uma nova caminhada profissional, como no caso de concursos públicos. Para alcançar esses objetivos, nada melhor do que um planejamento realista e organizado. 

Para o professor de linguagens Felipe Rodrigues, a definição de metas tem um potencial de trazer motivação e amadurecimento aos candidatos: “As metas são capazes de fazer com que uma pessoa supere suas próprias limitações, existe uma questão psicológica de autoavaliação e autoconhecimento que permite ao estudante observar sua evolução e somar valores e conhecimentos que vão aproximá-lo do seu sonho.”

Porém, por mais que as metas sejam fundamentais, é comum que com o entusiasmo da entrada de um ano novo o estudante crie planos de estudo pouco realistas e se frustre ao longo do caminho por não conseguir atender a essas expectativas. É o que vivencia Maria Eduarda, estudante que se dedica ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O Enem é uma prova extensa, são 90 questões por dia, o que para mim foi muito cansativo. Quem, assim como eu, já fez a prova e não conseguiu o resultado esperado, acaba sentindo uma pressão para no ano seguinte não deixar passar nenhum  assunto e conseguir aprender o máximo que puder. Porém, diante de tanto conteúdo e outros compromissos fica bem difícil.”, explica. 

A estudante ainda conta ao Vai Cair No Enem um pouco da sua rotina de estudos para 2022: “Como eu estudo em escola integral, tenho como meta usar os intervalos para estudar na biblioteca e também os finais de semana para me dedicar ao meu próprio plano de estudos para o Enem.”

Além do caso de Maria Eduarda, existem muitos estudantes que possuem uma rotina ainda mais difícil, como pessoas que trabalham, que possuem filhos e outras obrigações que acabam por ocupar boa parte das suas horas. Para ajudar esses candidatos, a reportagem conversou com os professores Felipe Rodrigues e Everaldo Chaves, além do coordenador pedagógico Marcos Nascimento, que ofereceram algumas dicas para os estudantes criarem metas realistas e eficazes de estudo, confira: 

Defina sua meta principal 

Antes de delimitar as metas mais específicas de estudo é preciso que o estudante tenha bem claro qual objetivo maior irá motivá-lo a enfrentar toda essa maratona de conteúdo. Pode ser entrar em uma universidade pública, passar em um concurso público, melhorar as notas de ciências exatas no exame seguinte, entre outras motivações. O importante, segundo o professor de história Everaldo Chaves, é poder visualizar esse ponto de chegada:

“Os obstáculos fazem parte, cada estudante tem sua própria realidade, daí a importância de ter sempre seu sonho em vista. A escolha de uma meta serve como uma bússola para o aluno, que irá nortear sua preparação até a chegada das provas.”, afirma.

Criar um cronograma realista 

Essa parte é fundamental, já que boa parte das frustrações dos estudantes são ocasionadas por planejamentos que não levam em conta suas dificuldades e limitações diárias. Confira o que os professores dizem a respeito:

“A realidade é o que tem mais peso, não adianta o estudante definir um cronograma distante da sua vida diária. Mesmo que ele perda em termos de quantidade de conteúdo, é fundamental compreender sua rotina antes de definir a quantidade de horas, prazos e assuntos. Então se ele trabalha, seu plano de estudo deve girar em torno das horas vagas e do final de semana.”, esclarece o professor Felipe Rodrigues. 

Segundo o professor Everaldo Chaves, uma meta precisa ser executável: “Uma boa meta de estudos é aquela plausível de ser cumprida. Não adianta criar metas mirabolantes. O aluno precisa respeitar os seus limites e ser consciente com o que for traçado como meta pedagógica, tais como carga horária semanal, bateria de questões, revisão teórica, monitoria e aulas.”

Priorize assuntos

Em meios aos compromissos diários, é impossível estudar todo o conteúdo programático de um processo seletivo. Nesse momento, o que os docentes recomendam é analisar os assuntos e priorizar no cronograma aqueles mais cobrados e que possuem maior peso na nota final. “Todos os conteúdos são importantes, contudo é mais inteligente avaliar quais conhecimentos específicos são mais prováveis estatisticamente de cair na prova", explica o coordenador pedagógico Marcos Nascimento.

Segundo Felipe Rodrigues, ter como meta estudar exatamente todos os assuntos pode causar bastante frustração e ansiedade. O ideal é adquirir o máximo de repertório possível.

“É um desafio, o estudante não vai saber de tudo na hora da prova, assim, a dica é ter os mecanismos necessários para erradicar falhas, para manusear os assuntos e através da interpretação usar a interdisciplinaridade para conseguir marcar as questões. Existem sim, assuntos chaves que devem ser priorizados", diz o docente.

Estabeleça prazos

Por mais que pareça trazer pressão, a definição de prazos é fundamental para que o candidato não se perca em meio a uma extensão de conteúdos e assim deixe assuntos importantes pendentes. Com a organização de datas delimitadas para aprender determinado tópico, é bem mais fácil manter o compromisso e seguir o cronograma.

“Prazos são fundamentais para que todo o conteúdo previamente planejado seja realmente contemplado. No entanto, os prazos podem e devem ser flexíveis, afinal ajustes e adequações são, por vezes, necessários.”, afirma o professor de história, Everaldo Chaves.

Já o professor de redação Felipe Rodrigues explica que no dia a dia os prazos são essenciais para que as metas sejam cumpridas: “O mercado de trabalho exigirá de todos a adequação aos prazos e à avaliação. Então já nos estudos o estudante deve se avaliar, ver seus pontos fracos e fortes, o que deve melhorar dentro de sua realidade de estudos. É sim, uma boa ideia estabelecer prazos semanais, ver o que ele conseguiu assimilar e assim ir seguindo a sequência dentro do cronograma que ele mesmo criou.”

Persistência

Os professores deixaram, ainda, uma mensagem sobre perseverança aos estudantes, já que mesmo com o planejamento perfeito, não será fácil manter o foco ao longo das dificuldades que aparecem no dia a dia. Segundo Everaldo, a resiliência é indispensável:

“Acredito que o estudante precisa ser resiliente. As frustrações fazem parte do processo, afinal nem sempre os nossos desejos acontecem, daí a importância da resiliência. O estudante determinado entende que por mais decepcionante que as falhas sejam, o foco e reavaliação das metas garantirão seu sucesso futuro.”

Segundo Felipe, é normal não cumprir todas as metas, o importante é não desistir e abrir mão dos estudos: “Não é derrota não seguir o cronograma de forma perfeita, mas é bastante frustrante passar um dia sem produzir nada, sem adquirir nenhum conhecimento, nem que seja a leitura de um mapa mental de assuntos estudados em determinado dia. Mesmo que não seja possível cumprir a meta principal, sempre é possível aprender, nem que seja por filmes, séries e atividades mais leves.”

COMENTÁRIOS dos leitores