Ômicron faz instituições reavaliarem retorno ao presencial

Reuniões nas próximas semanas devem definir o plano para retorno considerando os números da crise sanitária

por Thaynara Andrade qui, 13/01/2022 - 16:32
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Reitoria da UPE, no Recife Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Após notícias otimistas de redução da transmissão do coronavírus por conta da vacinação da população, as instituições de ensino público de Pernambuco publicaram notas anunciando retorno às aulas presenciais. Contudo, nas últimas semanas, um surto de casos de Covid-19 e a circulação comunitária da variante Ômicron levaram diversos setores do país, incluindo a educação, a rever os planos.

Nessa quarta-feira (12), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reafirmou a previsão do início do calendário acadêmico das graduações para o dia 31 de janeiro de 2022. Mas a instituição também informou que o comitê de enfrentamento à Covid-19 irá se reunir na próxima terça-feira (18) para avaliação da situação atual. 

Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), publicou nota na última terça (11), informando que haverá o adiamento do retorno presencial dos servidores do dia 17 de janeiro para o dia 2 de fevereiro de 2022. Um dia antes, no entanto, haverá uma reunião para decidir sobre a manutenção do plano aprovado.

A Universidade de Pernambuco (UPE), em nota enviada ao LeiaJá, informou que o semestre 2021.2 (segundo semestre de 2021) será iniciado em 21 de fevereiro de 2022. A instituição irá funcionar no formato híbrido, de acordo com o projeto de cada graduação, com no mínimo 60% de atividades presenciais.

Ensino técnico

O LeiaJá também entrou em contato com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que informou que ainda ocorrerá uma reunião para decisão sobre a volta das aulas presenciais, mas não precisou a data.

“O IFPE estabeleceu uma regulamentação interna que considera diversos fatores relacionados à pandemia para definir o formato das atividades acadêmicas. Dessa forma, o Comitê Emergencial da Instituição se reunirá nas próximas semanas para, com base na situação atual, deliberar sobre as aulas no semestre 2022.1. Já os servidores estão em expediente presencial regular.”

COMENTÁRIOS dos leitores