Forma Pará abre credenciamento para IES particulares

Cerimônia de lançamento do edital do programa estadual que visa aumentar a oferta de cursos de nível superior no Pará foi realizada na UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém

qui, 20/01/2022 - 19:58
Clóvis de Senna/LeiaJáImagens Professora Edilza Fontes apresenta o edital do Forma Pará, em cerimônia na UNAMA Clóvis de Senna/LeiaJáImagens

[@#galeria#@]

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) realizou na quarta-feira (19) o lançamento do edital de credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares no Programa Forma Pará. A cerimônia ocorreu na UNAMA - Universidade da Amazônia, no campus Alcindo Cacela, em Belém.

A ação estadual visa aumentar a oferta de cursos superiores no Pará e a contratação de IES particulares está prevista na Lei 9.324/21. O artigo 9º da Lei permite firmar parcerias e contratos com instituições particulares quando for inviável o atendimento da demanda por instituições públicas. Além disso, também permite que o programa ofereça cursos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

A gestora do Forma Pará, Edilza Fontes, disse que ideia do projeto é levar cursos de nível superior, mediante solicitação de prefeitos ou de qualquer organização da sociedade civil para a Sectet, a municípios distantes, pequenos e que, prioritariamente, não possuam nenhum campus de universidade. “O governo investe nisso, porque é uma política pública e municipalista, contrata a universidade, também discute em rede com outras universidades e faz o processo seletivo”, afirmou.

Edilza acrescentou que o Forma Pará busca garantir a empregabilidade para que o aluno gere renda e se fixe no município. Também destacou que o programa colabora para o desenvolvimento da sociedade porque cria oportunidades locais.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, afirmou que esse é um projeto de muito êxito, que vai levar educação superior e cursos específicos para cada município do interior do Pará. “A UNAMA já vai cumprir o seu papel de credenciamento, vamos nos credenciar, vamos dizer sim. Vamos ver quais cursos são importantes, levar os nossos professores, técnicos, laboratórios, para que a gente possa efetivamente contribuir com educação e desenvolvimento para o Estado do Pará”, destacou.

O professor e diretor acadêmico geral das instituições do grupo educacional Carajás, Alexandre Bueno, falou sobre a necessidade do investimento na área da educação em municípios de menor porte. “A gente sabe que o nosso Estado tem um tamanho gigantesco, então realmente o investimento vem em um momento muito importante”, ressaltou.

Alexandre Bueno também comentou sobre as universidades terem a oportunidade de levar cursos para o interior. “Mesmo no interior, com algumas prefeituras apoiando, existem alunos que se deslocam 130, 150 km, de ida e de volta diariamente, em estradas muitas vezes precárias, e isso inviabiliza e muito que esses jovens tenham acesso ao ensino superior”, observou.

Por Isabella Cordeiro.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores