Novo Ensino Médio passa a valer em Pernambuco

Saiba como vai funcionar a nova matriz curricular

por Elaine Guimarães ter, 01/02/2022 - 15:12
Divulgação/SEE A mudança será gradual Divulgação/SEE

Escolas da rede particular de pernambuco iniciaram o ano letivo nesta terça-feira (1) e a partir do dia 4 de fevereiro será a vez das instituições públicas estaduais. Diferente dos anos anteriores, os estudantes do ensino médio terão uma nova matriz disciplinar devido à implantação, de forma gradual, do Novo Ensino Médio.

“As mudanças que acontecem neste primeiro ano são voltadas para o curso de Projeto de Vida e Eletivas, que era algo já comum na Rede Estadual de Pernambuco, e duas novas unidades curriculares, que são Investigação Científica e Tecnologia e Inovação. Além disso, a maior carga horária está voltada para os componentes curriculares da formação geral básica, então os estudantes continuam a cursar as disciplinas que já faziam parte da grade”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, por meio da assessoria.

O novo currículo conta com disciplinas de formação básica e intinerários formativos compostos por Componentes Eletivos, Investigação Científica, Tecnologia e Inovação e Projeto de Vida.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), os intinerários informativos são um conjunto de "situações e atividades educativas" e são divididos entre as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e sua Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciencias Humnas e Sociais Aplicadas.

No componente curricular Projeto de Vida, que está presente na matriz das escolas do Estado desde 2012, "são discutidos três núcleos temáticos envolvendo autoconhecimento, relações sociais e historicidade e trabalho".

COMENTÁRIOS dos leitores