Conheça estratégias para adotar na inscrição do Sisu

Professores dão dicas para que os estudantes realizem as inscrições de forma estratégica
Página do Sisu - Reprodução/Site do Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso a vagas em universidades públicas, já estão aberta. Neste momento, para conquistar uma vaga entre milhões de concorrentes e notas que podem aumentar e diminuir ao longo dos dias, é fundamental que o candidato adote estratégias no período de candidaturas. 

Isso porque as vagas do Sisu são ofertadas conforme uma espécie de “leilão”, em que as notas de corte vão oscilando ao passo que novas pessoas se candidatam e no final os concorrentes que tiverem a maior nota, ficam com a vaga. Diante dessa incerteza, em conversa com o Vai Cair No Enem, os professores indicam que não é uma boa ideia apenas realizar a inscrição e esperar o resultado final. 

Segundo os docentes, existem algumas estratégias que o candidato pode usar enquanto as inscrições estiverem abertas para aproveitar o Sisu 2022 da melhor forma e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior. Confira: 

1. Priorize uma opção de curso 

Na ansiedade para conquistar uma vaga, na universidade muitos candidatos podem se perder na escolha do curso. De acordo com a professora de português do Colégio GGE, Katilini Oliveira, é recomendado que os alunos foquem primeiramente em apenas uma opção.

“Minha dica é priorizar o curso que você realmente tem interesse e fazer o teste em universidades diferentes, em vez de escolher duas opções de cursos diferentes ou ficar alternando em várias áreas apenas por terem uma nota de corte menor", explica a docente.

O professor de redação Felipe Rodrigues também reafirmou que a melhor estratégia é, a princípio, "testar" o curso pretendido no Sisu. “No primeiro dia, o estudante deve escolher o curso que tem maior aptidão e colocá-lo como primeira opção, para que ele sinta como a nota vai se comportando, ciente também de que ele deve ter outras alternativas, em caso de perceber que a nota do Enem 2021 não será suficiente naquele curso", diz.

2. Pesquise as notas anteriores por curso e universidade 

Uma boa estratégia para já se inscrever com certo conhecimento em como funciona o Sisu, é pesquisar o histórico das notas de cortes no curso e nas universidades pretendidas. Isso norteará o estudante, ao oferecer uma visão mais clara sobre onde ele têm mais chances de ingressar, se será preciso tentar outra universidade ou mesmo curso.

“É importante que ele pesquise as notas anteriores dos cursos que ele deseja, pelo menos de dois ou três anos atrás. Isso porque ele poderá entender se a nota se comportou em ascendência ou mesmo decresceu a pontuação ao longo do tempo. Também ajudará a vislumbrar se sua nota do Enem é realmente suficiente para se candidatar a uma vaga naquele curso e universidade”, esclarece o professor Felipe. 

3. Acompanhe as oscilações na nota de corte e faça mudanças 

Durante os três dias de inscrições no Sisu, as notas podem variar bastante, isso porque a nota de corte mudará conforme a inscrição de candidatos com notas mais altas ou mais baixas.

Para a professora Katilini, uma estratégia indispensável é acompanhar essas oscilações. “Todos os dias, o candidato terá que entrar no sistema para ver qual posição ele se encontra, logo é comum que ele teste onde suas notas cabem, em que universidade cabe e faça essa mudança. Isso é importante, inclusive, para quem não tem chances de ingressar e em caso do candidato conseguir entrar, mas depois sofrer uma queda de posições na nota de corte, o ideal é que mude para outra universidade que possua nota menor", salienta a docente.

Enquanto isso, o professor Felipe ressalta que mesmo em caso de quedas de posições, ainda há oportunidades tanto no período de inscrição, quando na lista de espera: “o que acontece é que há essas notas fantasmas, em que estudantes que têm nota maior mas não desejam entrar no curso, ficam lá dando essa ideia de volume, o que faz a nota ficar flutuando em números altíssimos. Possivelmente essas pessoas podem desistir e causar uma redução na nota e abrir uma oportunidade.”


4. Use o peso das disciplinas ao seu favor

De acordo com os docentes, saber como a universidade calcula as notas é uma boa dica, isso porque algumas instituições avaliam de acordo pesos, de forma que em determinado curso a nota de uma área do conhecimento será mais valorizada do que outra. Veja a explicação de Felipe:

“A nota também tem interações de pesos em algumas universidades e aí o estudante pode usar isso ao seu favor, por exemplo, alguém que não foi bem em ciências da natureza mas deseja estudar em algum curso da área de humanas, poderá aproveitar instituições que façam o cálculo de acordo com a lógica de pesos para então  se candidatar e elevar a nota", diz Felipe Rodrigues.

A professora Katilini, também abordou um pouco sobre como os pesos podem ser usados estrategicamente: “Em universidades como a UPE, por exemplo, não há peso, já em outras há um peso diferente das disciplinas em cada curso. Isso pode variar muito, então o candidato pode fazer uma testagem e mudar sua inscrição para ver onde é mais bem colocado.”

COMENTÁRIOS DOS LEITORES