Noronha abre 315 vagas para cursos de primeiros socorros

As capacitações são de Reanimação Cardiorrespiratória e Controle de Hemorragia

por Elysa Assis sex, 04/03/2022 - 12:40
Júlio Gomes/LeiaJáImgens/Arquivo As inscrições são gratuitas e os interessados podem se candidatar na recepção do Hospital São Lucas (HSL) Júlio Gomes/LeiaJáImgens/Arquivo

A administração da ilha Fernando de Noronha, através da Superintendência em Saúde, em parceria com o SAMU Metropolitano do Recife, irá promover cursos de primeiros socorros entre os dias 30 de março e 1° de abril. Ao total, serão ofertadas 315 vagas. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se candidatar entre os dias 7 e 11 de março, na recepção do Hospital São Lucas (HSL).  

As capacitações são de Reanimação Cardiorrespiratória e Controle de Hemorragia. Os cursos são voltados para profissionais de saúde, corpo de Bombeiros e profissionais que trabalham com turismo e educação. Os cursos vão contar com sete turmas, composta por 45 alunos cada, com carga horária de 4h. 

Ao decorrer da capacitação, os profissionais irão aprender técnicas como compreensão torácica, ressuscitação cardiopulmonar, RCP, uso de desfibrilador externo automático DEA, manobras de desobstrução das vias aéreas e controle de hemorragia. No final das aulas, os alunos recebem o certificado do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência NEP SAMU do Recife.

Segundo a gerente de urgência e emergência da ilha, Danielle Gomes, Fernando de Noronha apresenta fatores que propiciam riscos de acidentes, como terrenos íngremes e acidentados, atividades de mergulho, riscos de afogamentos e incidentes com animais marinhos. Além disso, existe uma alta rotatividade de turistas e trabalhadores, de diversas áreas, que transitam frequentemente no arquipélago.  

Para o curso, o coordenador geral do SAMU Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, vai enviar instruções. “O SAMU Metropolitano do Recife está muito honrado em receber esse convite da Administração de Noronha para fazer uma grande capacitação para moradores e trabalhadores da ilha. É uma forma de você poder atender melhor quem precisa no momento de emergência. Isso mostra a responsabilidade com a qual Pernambuco trata os turistas quando visitam o estado”, afirmou Leonardo Gomes.

COMENTÁRIOS dos leitores