Alunos do SENAI Pernambuco disputam vagas na WorldSkills

As vagas são nas modalidades Desenho Mecânico em CAD, Refrigeração e Ar-condicionado, Tecnologia de Laboratório Químico e Tecnologia da Água

por Elysa Assis ter, 15/03/2022 - 14:13
Divulgação/SENAI O aluno que conquistar o primeiro lugar, garante vaga no mundial, em Xangai. Divulgação/SENAI

Quatro estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Pernambuco disputam, neste mês de março, na 46ª WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, em busca de vagas na delegação brasileira. A delegação já conta com um representante do Estado.  

As disputas são por vagas nas modalidades Desenho Mecânico em CAD, Refrigeração e Ar-condicionado, Tecnologia de Laboratório Químico e Tecnologia da Água. Ao longo da competição os participantes serão submetidos a diversas provas que avaliarão competências socioemocionais e práticas acerca das suas respectivas áreas de atuação. O aluno que conquistar o primeiro lugar, garante vaga no mundial, marcado para outubro de 2022, em Xangai.  

O estudante Wesdra Silva, irá enfrentar os concorrentes do Rio Grande do Norte e de São Paulo, entre os dias 14 e 18 de março, em busca de uma vaga na modalidade Refrigeração e Ar-Condicionado. As provas são acontecer no SENAI Santo Amaro e incluem a instalação de um sistema frigorífico e a resolução de defeitos em um ar-condicionado. No mesmo período o competidor André Henrique estará no Paraná, onde irá participar das seletivas para a modalidade Tecnologia da Água. O competidor terá atividades nas provas de química, mecânica e automação, relacionadas ao trabalho executado em uma estação de tratamento de água. A disputa será com dois concorrentes, da Bahia e do Paraná.  

Na modalidade Desenho Mecânico, que acontecerão na Paraíba, entre os dias 21 e 25 de março., terá o aluno Magdiel Silva como nosso representante. O estudante precisará superar competidores de sete estados, sendo São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Goiás. As avaliações envolvem resolvimento de projeto mecânicos de peças, máquinas e produtos por meio da utilização de um software de computador. No mesmo período, Thiago Silva participará da seletiva de Tecnologia de Laboratório Químico, no Paraná. O competidor precisará cumprir seis módulos, voltados para a realização de análises quantitativas e qualitativas a partir da síntese e extração de elementos e compostos químicos. O aluno disputará a vaga com pessoas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Bahia.  

O treinamento dos estudantes vem sendo realizado no Complexo Olímpico do SENAI Pernambuco, localizado na escola de Santo Amaro, onde são acompanhados de perto por professores de suas áreas. Ao todo são 279 compteditore disputando as vagas na delegação brasileira. O aluno que ganhar a medalha de ouro, seguirá para a 46ª WorldSkills. Pernambuco já tem um competidor garantido, Pedro Lucas Cavalcanti, da modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado, selecionado em janeiro de 2022.  

“Quando incentivamos nossos alunos a participarem da WorldSkills, estamos oferecendo a eles a possibilidade de se tornarem profissionais de excelência, que conseguem executar suas funções observando padrões mundiais. Essa competição abre portas para eles no mercado de trabalho, além de reforçar a importância da formação profissionalizante para o desenvolvimento da nossa indústria”, afirma a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores