IFPE Olinda realizará curso de desenho afro-indígena

Inscrições serão abertas no dia 7 de abril

por Thaynara Andrade sex, 01/04/2022 - 14:21
Reprodução/Facebook Alunos do campus Olinda exploram descolonialidade na arte Reprodução/Facebook

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) irá ofertar 20 vagas no curso gratuito de extensão em Desenho Descolonial Afro-Indígena, no campus Olinda. As inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 11 de abril, por meio do preenchimento do formulário disponibilizado pelo Instituto.

No ato da  inscrição os interessados deverão apresentar cartão de vacinação digitalizado ou certificado nacional de vacinação, emitido pelo Conecte SUS. Também será preciso apresentar dois desenhos artísticos em formato A4, feitos em qualquer material ou suporte, também digitalizados.

A capacitação tem como finalidade inserir as morfologias corporais de origem indígena e afrodescendente no desenho artístico, propondo outras concepções estéticas que não sejam o modelo tradicional europeu, enraizado na história do ensino de  artes no Brasil. Para isso será adotada uma metodologia experimental conectada com as demandas sociais dos estudos culturais pós-colonial.

Com carga horária de 60 horas, os alunos terão acesso a aulas sobre os modos de ver e desenhar rostos afrodescentes e indígenas, além de reflexões sobre o período colonial e decolonial brasileiro. Nas aulas práticas, serão ensinadas as técnicas das diversas partes do rosto, como olho, boca, sorriso nariz e cabelos, além do corpo como membros e troncos femininos e masculinos e desenho de poses.

As aulas serão ministradas de forma presencial entre os dias 19 de abril a 15 de outubro, durante as terça-feiras, das 9h às 12h. O Campus do IFPE em Olinda, fica localizado na Avenida Fagundes Varela, nº 375, no bairro Jardim Atlântico.

COMENTÁRIOS dos leitores