UNAMA realiza Cerimônia do Jaleco do curso de Odontologia

Solenidade ocorreu na quinta-feira, no campus da Alcindo Cacela, em Belém, e reuniu acadêmicos, familiares e professores

sab, 02/04/2022 - 14:49

Na última quinta-feira (31), foi realizada a Cerimônia do Jaleco dos estudantes do curso de Odontologia da UNAMA - Universidade da Amazônia. A solenidade teve início às 18 horas, no auditório David Mufarrej, no campus da Alcindo Cacela, em Belém, e marcou a retomada das atividades pós-pandemia.

A educadora e reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, afirmou que o curso é especial por ter começado em 2015, junto com a integração da instituição ao grupo Ser Educacional. A reitora destacou a cerimônia como o início da trajetória dos estudantes. “Cada aluno escolheu seu paraninfo e paraninfa, para poder colocar pela primeira vez o jaleco que vai ser o companheiro o resto da vida desse profissional da área da saúde, nesse caso, da Odontologia”, disse.

Betânia Fidalgo explicou que o curso tem uma matriz diferenciada porque os estudantes têm atividades práticas desde o início da graduação. “É um diferencial muito grande. Eu tenho certeza que a partir de hoje essa responsabilidade fica muito maior que o dia da entrada do processo seletivo”, afirmou.

A professora e pró-reitora de ensino, Eva Franco, descreveu a ocasião como um momento que assinala o ingresso dos estudantes em uma área de estudos na qual o jaleco vai representar a saúde e a profissão que os aguarda. “Para um acadêmico, esse momento da cerimônia do jaleco é um ritual de passagem, em que ele promete dedicar os seus estudos para um dia esse jaleco ter um peso, que é um peso tão sonhado por ele”, acrescentou.

Por Isabella Cordeiro (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores