Acadêmicos de Enfermagem participam de simulação

Ação realizada pela UNAMA - Universidade da Amazônia faz parte da grade curricular do curso, como explica a professora Milene Tyll, que também fala sobre o Dia do Enfermeiro, comemorado na quinta-feira (12)

sex, 13/05/2022 - 15:18

Enfermeiros e enfermeiras ao redor do mundo, assim como o esforço desses profissionais, foram homenageados na quinta-feira (12), e os estudantes também comemoram a data. Os alunos do curso de Enfermagem da UNAMA - Universidade da Amazônia participaram de uma atividade de simulação realística chamada “Resgate de paciente politraumatizado”.

A professora Milene Tyll, da disciplina Enfermagem em Emergência e Trauma, explicou que a ação faz parte da grade curricular do curso de Enfermagem. “O nosso egresso enfermeiro Murillo Monteiro, diretor de saúde da Brigada Civil de Emergências Grão-Pará, trouxe sua equipe de bombeiros civis e todos os equipamentos necessários, incluindo a ambulância, para essa simulação realística”, disse.

Milene Tyll abordou a relevância de práticas como essas, que colocam o estudante em situações realísticas, tornando-o parte do processo de resgate. “Fazendo-o entender a importância do conhecimento técnico e científico adquirido na universidade”, complementou.

Sobre a data, a professora afirmou que a melhor maneira de celebrar os enfermeiros é através do respeito, da valorização profissional e salarial, e de melhores condições de trabalho de uma classe que, segundo Milene, cuida do próximo em todas as horas, mesmo com medo do desconhecido. “Os enfermeiros são profissionais valorosos e corajosos”, definiu.

Milene Tyll também deixou um recado para os que ainda estão estudando para tornarem-se profissionais da área. “Estudem, pesquisem, pratiquem, dediquem-se, porque espaço tem para todos, mas só os fortes sobressaem”, afirmou.

Luanna Mayra de Souza, 42 anos, estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, participou da atividade e acredita que, pela vivência prática dos atendimentos com a qual os futuros enfermeiros vão lidar no dia a dia, é essencial que haja aulas nesse formato. Ela também falou como foi a experiência de fazer parte da ação. “Foi fantástico. A oportunidade de participar de uma aula prática é enriquecedora”, contou.

Luanna também é formada em Fonoaudiologia, pela UNAMA, desde 2004. Para ela, o Dia do Enfermeiro representa um recomeço. “Fazer parte de uma profissão tão bonita e cheia de qualidades me enche de orgulho. Somos muitos em um só, pois a Enfermagem vai muito além do cuidado assistencial. Somos líderes”, disse.

A estudante acredita, ainda, que a data de hoje representa a luta de uma classe que sempre esteve em segundo plano dentro das instituições de saúde, e que merece reconhecimento, respeito e remuneração proporcionais à dedicação dos profissionais.

Assim como a professora Milene Tyll, Luanna também deixa um recado para os estudantes de Enfermagem e para os trabalhadores de saúde: “Faça sempre o seu melhor. Esteja sempre à frente do seu tempo. Estude bastante, pois a excelência depende de dedicação. Seja especialista em algo que acredite. E ame o que faz, sem deixar de lado o retorno financeiro, pois este será proporcional ao seu esforço”.

Por Isabella Cordeiro (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores