Governo anuncia mudança no Lattes
De acordo com a nota, não haverá mudança substancial no sistema ou nos dados disponíveis
Através de comunicado publicado nesta segunda-feira (16), por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Governo Bolsonaro anunciou que as páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisas (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) receberão algumas mudanças.
De acordo com a nota do Governo, não haverá mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados, que na atualidade, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. A única mudança será a criação de uma nova alternativa de login para os usuários, realizada por uma nova interface do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq), que tem por objetivo aumentar a segurança no acesso ao sistemas.
Em 2021, os sistemas do CNPq, incluindo a plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, sofreram instabilidade e ficaram indisponíveis para os usuários, havendo, principalmente para a comunidade acadêmica, o receio enquanto à perda de dados. Diante do caso foi preciso que o Governo Federal realizasse a restauração dos sistemas.