Pernambuco lança edital para bolsas em cursos de saúde

O documento contempla formações de nível técnico e superior

por Elaine Guimarães ter, 24/05/2022 - 13:56
Miva Filho/SES-PE As inscrições são realizadas on-line Miva Filho/SES-PE

O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (24), o edital do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) para níveis superior e técnico. A iniciativa oferta bolsas de estudo integrais em instituições privadas a alunos que realizaram todo o ensino médio na rede pública estadual ou rede privada na condição de bolsista integral.

Nesta edição do FormaSUS, são ofertadas 99 vagas para o ensino superior e 159 opções para formações técnicas. As inscrições para o programa iniciaram nesta terça e são realizadas através do endereço eletrônico da iniciativa. O término das candidaturas é de acordo com o curso desejado, ou seja, dia 6 de junho para graduações e 10 do mesmo mês para cursos técnicos.

Entre as opções de formação superior estão: enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição, entre outros. Já os de nível médio são: radiologia, análises clínicas e técnico em enfermagem. Para participar do processo seletivo, na formação superior, é necessário ter realizado o Exama Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2019 e 2021, média geral igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Os interessados em se inscrever para os cursos técnicos de saúde precisam apresentar Ficha 19 como Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Ensino Médio. Além disso, os oriundos de escolas particulares devem anexar, no ato de inscrição, Declaração de Bolsista Integral.

De acordo com o cronograma do FormaSUS, o resultado final das bolsas de nível superior está previsto para 6 de julho. Já a listagem definitiva dos selecionados para os cursos técnicos deve sair no dia 8 do mesmo mês. Ainda segundo o calendário do certame, o período de matrícula para as duas categorias de formação será de 13 a 15 de julho.

COMENTÁRIOS dos leitores