Saiba como trabalhar na Austrália

Especialista em intercâmbio explica como brasileiros podem migrar para o país da Oceania

sex, 27/05/2022 - 07:30
Pixabay A Austrália é um dos locais mais procurados por brasileiros Pixabay

A Austrália é um dos locais mais procurados por brasileiros, tanto por sua diversidade cultural, quanto por seu clima quente e seco. Segundo pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU), ao país já foi considerada o segundo melhor lugar do mundo para se viver.

A Austrália é conhecida pela receptividade, o que proporciona aos imigrantes uma boa experiência e grandes chance de crescimento profissional, segundo o coordenador do Egali Intercâmbio, Reginaldo Acácio. “É um país que dificilmente você não vai se adaptar, conseguindo entender como ele funciona, com muita segurança, com muita tranquilidade e um acolhimento muito legal por parte dos australianos”, diz.

Mercado de trabalho na Austrália 

Localizado na Oceania, o país é rico em fauna e flora, além de boa qualidade de vida e do atrativo salário base, ou “mínimo”, como falamos, que fica em torno de AU$ 3.090,40, o que gira em torno de R$ 10.472,31. Segundo Reginaldo, o país tem uma forte economia e, apesar de ser um dos maiores custos de vida do mundo, também conta com um dos salários mais altos.

Dados do Tranding Economics de 2021 apontaram que 4,6% da população está desempregada, uma diferença muito grande quando comparada ao Brasil, onde segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,6% dos brasileiros estão sem trabalho.

Grande parte das vagas de empregos mais procuradas e com maiores oportunidades são para áreas de cafeterias, restaurantes, hotéis, pubs e turismo. Esses empregos exigem do imigrante uma fluência no inglês menor. Se o imigrante deseja trabalhar em cargos com maiores salários é necessária uma boa fluência, além de uma boa qualificação.

Visto

O visto de trabalho, também conhecido como Working Holiday Visa, tem validade de 12 meses e permite que o trabalhador fique seis meses em cada empregador. Para solicitar o visto de trabalho é necessário ter entre 18 e 30 anos e possuir nacionalidade de países como Bélgica, Canadá, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, Malta, Holanda, Noruega, Suíça, Taiwan e Reino Unido.

Sendo brasileiro, é possível trabalhar tendo o visto de estudante. Reginaldo explica, ainda, que o intercambista deverá buscar por vagas de emprego na cidade. “Existem diversos sites, diversos aplicativos que facilitam esse processo”, destaca o coordenador. Além dessas possibilidades, ele pontua que ter contatos e conhecer locais facilita muito o encontro das vagas.

Melhores cidades

“Eu digo que não só para Austrália, mas para qualquer destino que você vai escolher, prefira cidades mais estruturadas. Existem algumas pessoas que preferem cidades bem pequenas, porque acham que assim vão ter mais facilidade, eu discordo. Acredito que quanto mais estruturada uma cidade é, mais ela vai poder te apresentar toda aquela cultura e mais fácil você vai se adaptar”, explica Reginaldo.

Cidades como a famosa e uma das mais conhecidas Sydney, são uma boa escolha para imigrantes, além de locais como Melbourne, Brisbane Gold Coast e Perth.

Como conseguir residência permanente 

O sonho de todo imigrante é conseguir a residência permanente no país escolhido, mas é um processo longo e que vai exigir recursos, tempo e paciência de quem deseja alcançar.

Na Austrália, é possível conseguir a residência através do Programa de Imigração para Profissionais Qualificados (SkillSelect Migration Program). Ele permite que estrangeiros possam ter um visto de trabalho sem limitações e sem data para acabar a estadia.

Para ter acesso a esse programa, são necessários quatro requisitos, sendo eles: ter uma profissão que está inserida na lista de demandas publicadas pelo governo; homologar um processo de reconhecimento da sua profissão; possuir inglês avançado e atingir a nota mínima do teste do Departamento de Imigração - o teste vai avaliar o inglês, experiência de trabalho, idade, estudos na Austrália e atributos do imigrante.

Caso o imigrante se enquadre em todas essas exigências, é necessário dar entrada no Expression of Interest junto ao Departamento de Imigração australiano, através do sistema SkillSelect.

COMENTÁRIOS dos leitores