Chuvas: Tatuadores ofertam tatuagens em troca de doações

Após a calamidade causada pelos temporais em Pernambuco, as ações de solidariedade e criatividade da população se tornaram um centelha de esperança em meio caos

por Thaynara Andrade ter, 31/05/2022 - 12:01
Reprodução/Instagram @laurohugott Tatuadores realizam trabalhos em troca de doações para ajudar vítimas das chuvas em PE Reprodução/Instagram @laurohugott

Pernambuco tem vivido um momento de calamidade diante das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata nos últimos dias. Até o momento, segundo o governador Paulo Câmara, são registrados 93 óbitos e mais de 5 mil desabrigados. Em um momento de caos e desamparo como este, é a iniciativa voluntária da população que tem feito toda a diferença no resgate das vítimas e na arrecadação de doações.

Entre as ações realizadas, as iniciativas dos tatuadores Lauro Hugo e Juan Rizo mostraram que criatividade e boa vontade juntas formam um bom caminho para ajudar os vitimados pelos temporais. Em seu perfil no Instagram, Lauro divulgou a proposta “Doe e Ganhe uma Tatuagem”, na qual propõe que a cada doação de 5kg de alimentos não perecíveis mais itens de higiene pessoal ou na doação de roupas, lençóis e cobertores, o doador ganhará uma tatuagem gratuita.

Em entrevista ao LeiaJá, Lauro conta como surgiu essa ideia: “Desde novo eu vi que alguns lugares daqui de Jaboatão ficavam alagados, mas nunca vi nada como o que  aconteceu esses dias. Fiquei extremamente angustiado por ver tanta água e tanta gente perdendo tudo. Quando fiquei sabendo que um amigo muito próximo meu, perdeu a casa que morava com a mãe, eu já saí separando o que podia para doar e ainda cheguei a postar nos stories o Pix dele para as pessoas que pudessem ajudar.”

O tatuador recifense relata que percebeu que seu amigo precisaria de mais ajuda para se reerguer, assim como as outras famílias: “Tatuagem é uma coisa que tem muita gente interessada, então sabia que fazendo isso iria chamar atenção para as doações. Eu nem imaginava que isso iria se tornar algo tão grande e graças a Deus vou conseguir ajudar meu amigo e várias outras famílias que estão no sufoco, vou procurar pontos de apoio aqui de Jaboatão mesmo e entregar em mais de um lugar para que mais pessoas sejam beneficiadas", disse.

Além de Lauro, o tatuador Juan Rizo também se propôs a ajudar a população que sofreu com os desastres causados pelas chuvas. Em seu perfil no Instagram, o profissional lançou uma campanha de doação por meio do coletivo “Flor de Mangue”, na qual irá realizar uma tatuagem para as pessoas que doarem 6 kg de alimentos mais dois produtos de higiene pessoal.

COMENTÁRIOS dos leitores