Entenda como organizar o cronograma de estudos para tirar férias em julho

O Vai Cair No Enem trouxe dicas para você se organizar, tirar um tempinho para relaxar e, ao retomar o ritmo de estudos, estar com toda a disposição
Julho é o tradicional mês das férias, e pode ser um período de descanso convidativo dos estudos para o Enem - Pixabay

Por Lara Tôrres

Julho é tradicionalmente o mês de férias. Contudo, com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, muitos estudantes têm receio de prejudicar o aprendizado caso façam uma pausa para descansar. Outros buscam antecipar tópicos de estudo no mês de junho para “deixar espaço” para as férias de julho.

Como o repouso é essencial para o bem-estar físico e mental, o Vai Cair No Enem trouxe dicas incríveis para você se organizar, tirar um tempinho para relaxar e, ao retomar o ritmo de estudos, estar com toda a disposição!

A professora de história, filosofia e sociologia, Thais Almeida, deu algumas dicas muito importantes para os alunos irem em busca do equilíbrio entre esforço mental e descanso, priorizando estudar estrategicamente, do modo mais eficiente possível.

O repouso é estratégico

Segundo a professora, “É importante que o estudante entenda o descanso como parte da estratégia de estudos também. Quantidade não é qualidade e estudar quando se está sobrecarregado afeta muito a qualidade desse estudo”.

Questionada sobre quanto tempo o estudante deve parar durante o mês de férias, Thais respondeu que não é bom parar o mês inteiro, mas “pelo menos uma semana”.

Para os alunos que ficam muito ansiosos com a ideia de ficar dias seguidos sem estudar, a recomendação é tirar férias de duas semanas, descansando durante a primeira e estudando na segunda.

“Depois, no resto do mês, dá para manter um estudo diário mais flexível. Se o aluno começa a estudar às 8h, não vejo problema de começar, nesse mês, às 10h. Se termina às 19h, pode diminuir o tempo e parar às 17h ou às 16h”, explicou a professora.

Adiantar a matéria: sim ou não?

No anseio de garantir que nenhum assunto será negligenciado, é comum que o estudante pense em mudar o plano de estudos em junho, antecipando o que seria estudado para, dessa forma, fazer uma pausa com mais calma em julho. Contudo, essa abordagem pode sobrecarregar o estudante.

“A meu ver, adiantar assuntos não seria o mais efetivo. O mais importante é usar esse período de férias para revisar, dentre o que foi dado no primeiro semestre, o que é mais estratégico. Ou seja: o que é mais cobrado, o que é mais acertado e os assuntos base”, definidos pela professora Thais como “temas básicos que servem de suporte para conteúdos mais complexos” e com alta taxa de acerto. Em resumo, fazer uma “revisão estratégica”.

Prioridades

A professora Thais alerta para a importância de traçar uma estratégia de estudos para se organizar bem antes e durante o período de repouso. Saber definir prioridades, segundo ela, é crucial para que os estudos sejam mais efetivos.

“Ajuda muito ter um método de estudos, mas o estudante tem que se conhecer bem. Aproveitar os horários em que rende mais, começar pelas matérias em que tem mais dificuldade e mesclar, ao longo do dia, matérias de áreas diferentes”, explicou Thais. A professora afirma ainda que “às vezes, estudar 2h com foco total vale mais do que estudar 5h sem foco e estratégia”.

Para ajudar os estudantes nesse processo de organização, Thais sugere o Método Pomodoro (usado para gestão de tempo, pode ser aplicado para diversas tarefas, usando o tempo como aliado, com pausas para descanso no processo).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES