Concursos públicos com vagas no Pará mobilizam candidatos

Forças Armadas, Ministério Público, Receita Federal e Ibama lançam editais. Concurseiros e orientadora de cursinho preparatório falam sobre a preparação, dicas de estudos e fator psicológico.

qua, 01/06/2022 - 16:48

Embed:

Aproveitar as oportunidades que surgem é fundamental para aqueles que sonham em passar em um concurso público. É necessário ficar atento às vagas que aparecem e principalmente garantir uma boa preparação para as etapas dos exames.

Márcia Pessoa, diretora da plataforma de estudos voltada para concursos CEJURNORTE, afirma que concurso público é estratégia, e que uma estratégia de estudos é fundamental para um concurseiro que deseja obter sucesso. “O segredo é ter uma estratégia de estudo. É saber o que estudar, o que priorizar, é saber seguir a estratégia de estudo. Controle emocional, rotina, constância, disciplina e foco são os grandes segredos de alcançar aprovação”, disse a diretora.

Para Márcia, o essencial para um concurseiro que pretende alcançar seus objetivos é acreditar no processo. “Eu repito isso aqui de forma constante, a gente precisa acreditar. Não é fácil, é uma caminhada árdua, uma caminhada demorada, as frustrações fazem parte dessa trajetória, mas você precisa acima de tudo acreditar em você, acreditar no seu projeto e confiar que você é capaz e que vai chegar sua vez”, comentou.

Márcia também disse que contribuir na educação e poder fazer a diferença na vida dos alunos é gratificante. “Isso me move diariamente, poder fazer a diferença, poder ajudar, poder durante esse processo todo, que não é fácil, mostrar minha experiência para contribuir com eles, dividindo experiências, dividindo a luta, dividindo as dificuldades que todo concurseiro passa. É muito gratificante para mim poder contribuir com a realização de sonhos”, contou a diretora.

Raquel Melina, advogada e estudante de concurso, disse que o seu concurso dos sonhos hoje é a Defensoria Pública. Para ela, a melhor forma de estudar para um concurso público é em um local com ambiente propício. "Não em casa, pois tem muitas distrações. Uma biblioteca, uma cabine de estudos, procurar amizades que também estudem para concursos. Cada um vai ter seu jeito”, comentou a estudante.

 Sobre o quesito “fator psicológico”, a advogada disse que é bem difícil. Além da cobrança pessoal, existe também a cobrança externa de amigos, familiares e conhecidos. Porém, uma dica dada por Raquel foi o exercício físico. “Você tem que buscar a tranquilidade de um algum lugar e fazer um exercício físico também, é um clichê, né? Mas é exatamente isso. O clichê existe justamente porque funciona -  procurar atividades que te fazem bem além do estudo e manter uma tranquilidade, entender que é um processo demorado, mas tentar ser feliz de alguma forma”, afirmou a advogada.

Ramon Mesquita, advogado e estudante de concurso, afirma que o seu sonho é o Ministério Público do Pará. Segundo ele, a seleção é uma das mais difíceis do Brasil. Assim como Raquel, ele acredita que o exercício físico é a principal forma de conseguir ter uma mente saudável durante o processo de estudos para concurso. “Praticar um esporte é o que está me mantendo mais adaptado nessa rotina, que é estressante, complicada, mas eu tenho uma rotina de exercícios junto com os estudos que me garantiu uma possibilidade de manter esse ritmo”, disse Ramon.

Para o advogado, o segredo para obter sucesso está na resiliência. Segundo ele, com planos, metas e horários bem executados é possível chegar ao sucesso.

Ramon também afirmou que um dos principais benefícios de passar em um concurso público, além da estabilidade, é a possibilidade de fazer mudanças estruturais e sólidas na sociedade. “Com seu cargo você consegue buscar modificações dentro de uma sociedade, com alguma dificuldade que você está vendo no local. Pessoas vulneráveis especialmente, e tentar corrigir aquilo que dentro da população seria o anseio principal”, comentou o advogado.

Concursos públicos abertos no Pará

1) O Ministério Público do Estado do Pará tornou público o edital nº 1/2022 do VI concurso público para o provimento de cargos efetivos de nível médio e superior. A empresa selecionada para organizar, planejar e realizar o concurso público foi a CONSULPLAN. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 14 de agosto de 2022, nos períodos da tarde para nível superior, e período da manhã para nível médio/técnico. As inscrições podem ser feitas no próprio site da empresa www.consulplan.net, das 14 horas do dia 23 de maio às 16 horas do dia 23 de junho de 2022.

2) A Marinha abriu vagas para tenente com salário de até R$ 9 mil. As inscrições começam no dia 4 de julho, com oportunidades em 13 áreas. Os candidatos devem possuir a altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, e devem também possuir menos de 35 anos (completados até 30 de junho de 2023). A taxa de participação é de R$ 140,00 e as inscrições devem ser efetuadas no site www.inscriçao.marinha.mil.br, entre os dias 4 e 17 de julho de 2022.

3) O Exército abriu 167 vagas para diversas áreas. Os editais do concurso do Exército para admissão aos cursos de formação de oficiais e de capelães já estão disponíveis. As inscrições começam às 10 horas do dia 14 de junho e se encerram às 15 horas do dia 5 de agosto, e podem ser efetuadas pelo site www.esfcex.eb.mil.br.

4) Processo seletivo da Receita Federal abre vagas para perito. As inscrições começam no dia 26 de maio e seguem até o dia 15 de junho, e podem ser feitas tanto de modo presencial quanto on-line. No caso da inscrição presencial o candidato deverá comparecer ao setor de Protocolo da Alfândega de Belém, na avenida Marechal Hermes, nº 901, bairro Umarizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já nas inscrições on-line, o candidato deve solicitar a abertura de processo digital para juntada de documentos pelo e-mail peritos.pa.alfbel@rfb.gov.br, em seguida completar o cadastro pelo site www.gov.br/receitafederal.

5) O Ibama divulga processos de seleção para o Prevfogo. A meta do processo seletivo Ibama é contratar novos funcionários temporários que ocupem as posições de Brigadista, Chefe de Esquadrão, Chefe de Brigada, Supervisor de Brigadas Estadual e Supervisor de Brigadas Federal. As inscrições se iniciam no dia 30 de maio se estendem até o dia 10 de junho de 2022.

Por Caio Brandão e Rodrigo Sauma (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores