Dicas: os primeiros passos para ser aprovado em medicina

Professores explicam os primeiros passos para melhorar os estudos de quem busca aprovação em medicina

por Elysa Assis seg, 13/06/2022 - 16:32
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Listão de aprovados da Universidade de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Ser aprovado em medicina é o sonho de muitos estudantes, mas para alcançar o objetivo é necessário esforço e organização na hora dos estudos. O curso é um dos mais disputados dos vestibulares e das seleções que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Um dos motivos pelo qual o curso é tão disputado são os benefícios que ele traz. Independente da situação econômica do país, a demanda para médicos é alta, desta forma, a taxa de desemprego é uma das menores do Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a empregabilidade da área chega a 97%.  

Por isso, para conquistar uma vaga em uma graduação de medicina, é preciso seguida alguns passos que podem ser de fundamental importância para a provação. O LeiaJá listou alguns deles. Confira abaixo:  

Disciplina

O foco do aluno em se dedicar aos estudos é o ponto inicial para se desenvolver de forma positiva nos estudos. Pelo menos uma vez por semana falamos “amanhã eu faço” ou “melhor deixar isso para depois”, é uma atitude natural, mas é interessante perceber se essa atitude é sempre recorrente, especialmente quando é para realizar tarefas que não gostamos ou não estamos acostumados a fazer.  

“Uma das melhores formas de conseguir destaque na prova é ter disciplina, mas esta não pode vir dissociada de planejamento e otimização do tempo. Por isso nunca acumule a matéria e não deixe de resolver as questões das disciplinas do dia da aula assistida”, conta a professora de linguagens e redação, Tereza Albuquerque.  

Conhecer os vestibulares

O professor de matemática Caio de Britto dá algumas dicas de qual os primeiros passos para alcançar a tão sonhada aprovação em medicina. “O aluno precisa saber quais são os objetivos dele. Qual é a universidade que ele quer passar, quais são as formas de acesso, se for pelo Enem, pelo Sisu, pelo Prouni como funciona. Sendo pelo Sisu, quais são os pesos de cada uma das provas, porque muitos alunos acabam focando bastante as energias em uma prova e deixando as outras um pouco de lado, então tem que ser um aluno com notas boas em todas em todas as matérias e pensar com mais carinho naquelas que tiverem um peso mais alto”, explica.  

Alguns dos mais concorridos vestibulares para medicina, como da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contaram com uma média de mais de 800 pontos no Enem.  

“Se na universidade que o aluno for fazer medicina o peso para Ciências da Natureza é quatro e para matemática é dois, então Natureza vai ter que ter um foco mais especial, mas sem deixar a matemática de lado”, destaca Caio.  

Domínio dos assuntos básicos

Segundo o professor de química Berg Figueiredo, o candidato deve focar nos conteúdos básicos da disciplina, sendo eles fundamentais para o Enem. “O Enem avalia o candidato pelo TRI, a Teoria de Resposta ao Item. Não adianta você acertar as questões difíceis se você erra as questões fáceis, o TRI diminui sua nota, e como medicina é um dos cursos mais concorridos, onde têm as maiores notas, você tem que tomar muito cuidado para não cair no TRI e montar uma boa estratégia em cima disso é fundamental”, destaca Berg.  

Para André Luiz, professor de biologia, é necessário o estudo de conteúdo específicos, como ecologia, citologia, bioquímica, fisiologia, programa de saúde, além de genética e biotecnologia.    

Dominar os conceitos básicos das disciplinas é essencial para acertar uma boa quantidade de questões e se preparar para aprender assuntos mais difíceis.    

Monte um cronograma de estudos

Ter a capacidade de organização é fundamental para que o estudante consiga buscar uma boa nota nas provas, como, por exemplo, ter um tempo estudar assuntos mais importantes e recorrentes, adotar o hábito de escrever resumos, além de ter um tempo de descanso e lazer.  

Também é importante variar os conteúdos, por exemplo, se por dois dias seguidos você estudou biologia e química, tirar outros dias para se dedicar a Linguagens, afinal, redação é um peso grande independente de qual curso você esteja buscando aprovação.    

Kalyne Soares é vestibulanda de medicina e destaca a importância de um cronograma de estudo para o estudante que deseja se destacar nos vestibulares. “Todo domingo eu organizo os conteúdos que vou estudar durante a semana. Minha rotina, no geral, é bem fixa, o que varia semanalmente são os conteúdos que vou estudar. Por exemplo, de segunda a quarta eu estudo física, história e química e de quinta a sábado eu estudo matemática, linguagens e biologia. Essa é a parte fixa da minha rotina. No domingo, eu sento e organizo como vai ser a correção dos simulados e quais conteúdos preciso dar mais atenção. Anoto tudo e tento deixar o mais real possível. Porque não adianta nada fazer um planejamento incrível, com trilhões de tarefas, com horários super rigorosos, se você não vai fazer aquilo. Eu tento ser o mais real possível em relação a isso”, explica Kalyne.  

Priorizar todas as disciplinas

“O aluno de medicina precisa entender que a realidade do Enem é “horizontal”, então é preciso ter um domínio das matérias de natureza e uma boa redação, mas sabemos que é um diferencial os estudantes ter boas médias de maneira global”, explica Pedro Botelho, professor de história.  

É fundamental entender a importância de todas as matérias para uma aprovação no Enem e vestibulares. Focar apenas em matérias de peso de medicina pode ser um problema, afinal para alcançar um bom desempenho é necessário ter notas altas em todas as matérias.   

“Os estudantes que estão no primeiro e segundo ano de cursinho deixam algumas disciplinas de lado e dão prioridade a outras e isso pode ocasionar em uma não aprovação”, destaca o professor de física, João Antônio.  

Para João Antônio alguns alunos podem comprometer o seu desenvolvimento nas provas de vestibular por deixar de lado matérias que não são de peso para o curso de medicina.  “O aluno deve criar uma rotina de estudo de física bem estrutura, no mínimo duas vezes por semana, a teoria e resolvendo questões”, finaliza.   

Método de estudo

Segundo o professor de biologia, André Luiz, o estudo ode ser dividido em duas etapas, sendo elas a teoria e os exercícios.  A parte teórica é importante para que o aluno entenda o conceito do assunto, é com esta etapa que nos situa sobre o objeto de estudo.   

A vestibulanda Kalyne explica a importância de corrigir os simulados, especialmente provas antigas. Na sua rotina de estudo a correção de simulados não fica de lado, especialmente a resolução de provas antigas que são essenciais para entender como funciona as provas.   

Vale ressaltar que cada aluno aprende de uma forma diferente e não existe um método que funcione com todos. É necessário entender quais métodos se encaixam melhor na sua rotina, como os método Pomodoro, Teste Prático, Método Robson, Estudo Intercalado, dentre outros. 

Cuidar do psicológico

Além de todos os passos citados é importante que o vestibulando saiba controlar suas emoções e tenha uma boa saúde psicológica. Os estudos e muitas vezes uma pressão faz com que estudantes sintam sintomas de ansiedade, o que pode atrapalhar o desempenho nas provas. 

“Existe uma convenção social no aluno de medicina, onde existe uma cobrança muito mais expressiva e isso pode gerar situações de estresse e ansiedade. O estudante deve, acima de tudo, manter o psicológico dele favorável”, explica o professor de geografia e psicólogo clínico, Dino Rangel.  

O professor, Pedro Botelho, explica que para estudantes de medicina, o rendimento no estudo deve ser alto. “Primeiramente deve haver uma preparação física e mental, antes mesmo da parte disciplinar. Os alunos devem ter essa consciência de controle emocional, um controle dos horários de estudo e de sono”, destaca.

COMENTÁRIOS dos leitores