Saiba tudo sobre a seleção do Sisu 2022.2

As inscrições começam dia 28 de junho através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no site do MEC

por Thaynara Andrade ter, 14/06/2022 - 12:12
LeiaJá Imagens Página do Acesso Único do Governo Federal LeiaJá Imagens

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo mais aguardado pelos estudantes que pleiteiam a uma oportunidade de ingresso no ensino superior do Brasil. Para o segundo semestre foram abertas 222 mil vagas, em mais de 6 mil cursos, sendo elas distribuídas em 125 instituições públicas do país.

Para os interessados em participar do Sisu, além de estudar e conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante conhecer bem o funcionamento do sistema e se atualizar sobre as principais informações divulgadas. Para ajudar o estudante nessa missão, o Vai Cair No Enem organizou uma lista de tudo que é preciso saber sobre a seletiva do Sisu 2022.2. Confira. 

O que é? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferta vagas em cursos de nível superior em universidades públicas brasileiras que aderem ao serviço. O processo de seleção utiliza o resultado do Enem na seleção dos candidatos, de acordo com as melhores notas e pontos de cortes de cada curso e instituição. 

Quem pode concorrer 

Podem se inscrever no Sisu 2022.2 os estudantes que participaram da última edição do Enem e que tenham obtido nota maior que zero na redação. Não há exigência de nota mínima nas outras provas do exame. Além disso, não serão aceitas inscrições de pessoas que realizaram o último exame na condição de treineiro. 

As inscrições pode ser feitas gratuitamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do MEC, onde o candidato irá disponibilizar seus dados pessoais para que o sistema recupere automaticamente sua última nota no Enem, e assim seja efetivada a participação na seletiva. O aluno deverá escolher duas opções de cursos para concorrer, que podem ser em diferentes áreas, universidades e até mesmo estados. Alterações na candidatura podem ser realizadas até o encerramento do prazo de inscrições, conforme divulgação das notas de corte. É importante ficar atento às divulgações dessas notas, caso haja interesse de mudanças de faculdade e curso, pois a aprovação só é definida no final de todo processo. 

Cronograma

Período de inscrições: 28 de junho a 1º de julho

Resultado: 6 de Julho

Matrícula da chamada regular: 13 a 18 de julho

Candidatura a lista de espera: 6 de julho e 18 de julho 

Como consultar as vagas?

Para consultar as vagas é preciso acessar o site do Sisu para realizar a pesquisa. As informações estão definidas por cursos, instituições e municípios. Após a realização das inscrições, o estudante poderá acompanhar sua aplicação nas vagas e as notas de corte dos respectivos cursos. 

Podem participar da lista de espera apenas os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das duas opções de cursos aplicadas. É necessário manifestar interesse em pleitear a uma oportunidade na primeira ou segunda opção de curso, sem possibilidade de concorrer às duas vagas.

Diferentemente da chamada regular, que é divulgada pelo site do Sistema de Seleção Unificada, o resultado da lista de espera é responsabilidade das instituições de ensino e o estudante precisa acompanhar as convocações junto à universidade a qual demonstrou interesse para não perder a vaga.

COMENTÁRIOS dos leitores