Candidatos já podem solicitar uso do nome social no Enem 2022

Inep liberou o período para que os participantes que desejam ser tratados pelo nome social realizem seus pedidos
Solicitação é realizada na Página do Participante - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, nesta quinta-feira (23), a solicitação do uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para participar, é preciso desejar ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero, mas ainda não ter o nome social cadastro na Receita Federal.

A solicitação deverá ser realizada até o dia 28 de junho. Neste mesmo período, os inscritos que já tiverem o nome social cadastrado na Receita Federal precisarão confirmar sua identidade de gênero por meio da Página do Participante. Na solicitação, será preciso apresentar os seguintes documentos: foto atual, nítida, individual e colorida com fundo branco e também a  cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos oficiais de identificação, como o RG.

Toda documentação deverá ser anexada no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. Não serão aceitos documentos enviados fora do prazo estabelecido. O resultado da solicitação será divulgado no dia 5 de julho, com o período para interposição de recurso aberto entre os dias 5 e 10 do mesmo mês, em caso de solicitação negada.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES