Cia de Talentos tem pesquisa sobre ambiente de trabalho

Segundo estudo, 42% dos jovens e da média gestão e 35% da alta liderança afirmam que a sensação de sobrecarga no trabalho piorou

por Ayanne Lima seg, 27/06/2022 - 16:57
Freepik Grupo Cia de talentos realiza estudo Freepik

A 21ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada pelo grupo Cia de Talentos, contou com mais de 117 mil pessoas, dentre elas jovens, média gestão e alta liderança, e priorizou três temáticas atuais: o significado do trabalho, bem-estar e diversidade e inclusão.

A pesquisa, que tem como objetivo fazer um retrato mercado de trabalho brasileiro, destaca a relação da qualidade de vida do bem-estar com a vida profissional. Segundo o estudo, 42% dos jovens e da média gestão e 35% da alta liderança afirmam que a sensação de sobrecarga piorou. Além disso, 46% dos jovens, 43% da média liderança e 38% da alta gestão apontam que piorou a sensação de exaustão entre os trabalhadores, número que é ainda maior entre os grupos de minoria, como os LGBTQIA+, pessoas pretas, idosos, e pessoas com diversidade funcional.  

O estudo também aponta que 61% dos jovens, 54% da média gestão e 42% da alta liderança pretendem pedir demissão das empresas nos próximos meses. Ao serem questionados sobre o que contribui para o bem-estar em uma empresa, enquanto os grupos de média gestão e alta liderança afirmam que são as relações mais humanas, com mais confiança e autonomia, os jovens se dividem entre este tópico e programas e benefícios voltados para a saúde física e mental. 

No tocante ao gênero, as mulheres afirmam uma sensação de sobrecarga maior. São 45% em comparação aos 37% dos homens que partilham do mesmo sentimento. Se tratando da sensação de exaustão, 49% delas acham que piorou ou piorou muito, enquanto 40% deles pensam o mesmo. 

Por outro lado, a pesquisa da Carreira dos Sonhos aponta que, entre 2019 e 2022, melhorou a percepção de diversidade e inclusão nas empresas. Hoje, 34% dos jovens, 30% do grupo de média gestão e 39% do grupo de alta liderança afirmam ter um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso. Um ganho quando comparado com os respectivos 28%, 19% e 27% de três anos atrás. 

Ainda através dos dados obtidos na Carreira dos sonhos, o Grupo Cia de Talentos divulgou as Empresas do Sonhos, uma lista de corporações mais desejadas pelos profissionais e avaliadas por desenvolvimento, fazer o que gosta, boa imagem, segmento de atuação e inovação. São elas:  

1 - Google 

2 - Ambev 

3 - Grupo Globo 

4 - Itaú Unibanco 

5 - Vale 

6 - Banco Bradesco 

7 - Nubank 

8 - Nestlé

9 - Amazon 

10 - Natura

COMENTÁRIOS dos leitores