Saiba como escrever uma boa redação, independente do tema

Professores dão dicas de como escrever uma boa redação independendo do tema abordado

por Elysa Assis qua, 29/06/2022 - 20:12
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Pessoa escrevendo em uma prova do Enem Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser, para muitos estudantes, um “bicho de sete cabeças”. Isso porque ela exige do aluno certos atributos para alcançar uma boa nota. Os temas variam todos os anos e faz com que seja quase impossível ter a certeza dele antes da prova. 

Ao todo, a redação é dívidida em cinco competências, que são elas: o domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e o respeito aos direitos humanos.  

Mesmo não sendo possível saber qual o tema que será abordado, existem maneiras de desenvolver bem a redação. Pensando nisso, o LeiaJá / Vai Cair no Enem, convidou professores de redação e linguagens para explicar como construir um bom texto e alcançar uma boa pontuação.

Entenda a estrutura da redação 

“Se o estudante conhece a estrutura do texto que ele vai desenvolver, por exemplo o dissertativo argumentativo, ele vai fazer uma redação, independente do tema, excelente. Porque ele vai conhecer os de conectivos, estruturas em tamanho das frases, responsabilidade com o repertorio sociocultural e o argumento crítico”, explica o professor de redação Felipe Rodrigues.  

Antes de mais nada é necessário compreender a estrutura básica da redação, será a partir dela que o aluno irá montar um bom texto. A introdução é o início de tudo, será por meio dela que o estudante contextualizará o tema e o ponto de vista.  

A segunda etapa, do desenvolvimento, é uma das mais importantes, é nela que o estudante irá inserir os seus argumentos e defenderá a sua tese. 

Por fim o estudante irá concluir a sua redação. Este é o momento de expor e elaborar uma proposta de intervenção para o problema discutido. 

Procure estar informado

A busca por manter-se informado é diária e auxilia no momento de escrever a redação do Enem. Desta forma, o aluno consegue expandir o seu repertório e consequentemente construir uma boa redação.

Segundo o professor de português e literatura Ricardo Prestes, os conhecimentos prévios são fundamentais para o aluno. “Escrever sobre diversos temas e principalmente ficar se atualizando dos temas. O aluno pode recorrer aos portais de notícias, jornais, revistas e sites confiáveis. Além de buscar redações anteriores do Enem e também com os acontecimentos no Brasil, no mundo e nos temas que permeiam na nossa sociedade”, destaca Ricardo.

Foco na gramática

A primeira competência exigida na redação do Enem e de muitos outros vestibulares, é o domínio da escrita formal da língua portuguesa. Para o professor Ricardo Prestes, o uso correto da gramática e da própria ortografia é a base para toda boa redação.  

“É importante a questão da escrita correta das palavras, do uso de virgulas e da acentuação. Isso seria um ponto do português dentro da redação, mas que é necessário porque passa credibilidade para quem está lendo o texto”, finaliza. 

Repertório sociocultural

O repertório sociocultural vai mais além de notícias, artigos e pesquisas. Para ampliar o seu repertótio é necessário buscar em literatura, filmes, séries e até mesmo músicas. Mas vale ressaltar que tudo deve ser ponderado, use o seu reportório de forma correta e moderada.  

“Sempre use ao menos dois repertórios socioculturais ou, no máximo, três. Se possível, use filmes, pensadores, músicas e literatura”, explica a professora de redação, Tereza Albuquerque.  

Textos motivadores 

Os textos motivadores ou material de apoio, podem ser grandes aliados na hora de escrever a sua redação. Lembrem que não é permitido copiar os textos, mas existem maneiras de usá-los para auxiliar na escrita da sua redação.

“É importante que o aluno leia com atenção o material de apoio e grife tudo que for relevante. Nele existem informações necessárias para você compreender o tema proposto”, explica Tereza.

COMENTÁRIOS dos leitores