Saiba como as fanfics ajudam na prova de inglês do Enem
Os elementos dessas criativas histórias podem auxiliar na prova de língua inglesa do exame
As fanfics ou fics, abreviações do termo em inglês fanfiction (em português, ficção de fã), são narrativas fictícias escritas por fãs, geralmente publicadas em sites e plataformas virtuais. As histórias são muitas vezes contextualizadas dentro de países estrangeiros, trazendo diversos segmentos de outras culturas para o enredo, o que pode ser útil para os candidatos que se preparam para a prova de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O professor Fred Fonseca, de português e inglês, destaca como os elementos presentes nas fanfics podem ajudar no vestibular. Segundo o docente, as fanfics se encaixam nas 4 habilidades para língua estrangeira presentes na matriz curricular do Enem, o que possibilita aos estudantes vários benefícios.
“A primeira coisa é o gênero textual. A fanfic é uma espécie de conto, então o estudante, ao entrar em contato com esse texto, entra em contato com o gênero textual e reforça o seu vocabulário, porque obviamente essas histórias vão se passar em lugares diferentes, usando objetos diferentes. Provavelmente nós vamos ter citações sobre as ocupações dessas pessoas, quem elas são o que elas fazem”, afirma Fred.
De acordo ainda com Fonseca, a fanfic provêm de uma história oficial, então ao ler, o estudante entrará em contato com algo do universo e da bagagem cultural que tem, possuindo uma dificuldade menor em compreender os textos. Ele reitera que, por se tratar de uma narrativa, são determinados o presente e o passado, o que reforça o conhecimento destes tempos verbais.
“Então, no fim das contas, o estudante de língua inglesa que lê fanfic tem habilidade leitora desenvolvida porque ele vai estar lendo esse texto e vai ter um contato a mais com estruturas linguísticas. É na adjetivação, no trato das ocupações, nomes, e das coisas menores como o uso de mister e misters que ele vai conseguir perceber essas diferenças”
O professor ainda comenta sobre os artistas que fazem parte das narrativas, e reforça a importância das letras das músicas estrangeiras no processo de aprendizagem. Quando os estudantes fazem a leitura e as traduções, podem associar as palavras às canções, e assim melhorar a compreensão dos textos em inglês. Além disso, para o professor Fred Fonseca, a presença destas letras também marca a intertextualidade, sendo a fanfic o elemento central, e os outros elementos um Easter Egg do texto original.