UFPE lança novas normas para retomada de modelo presencial

Na ocasião, também foi divulgada a nova plataforma UFPE Saúde Digital

por Elysa Assis qua, 06/07/2022 - 14:18
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo Campus Recife da UFPE Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco apresentou a nova edição das diretrizes de retomada das atividades presencias na instituição, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também foi divulgada a nova plataforma UFPE Saúde Digital, que tem como objetivo auxiliar a comunidade acadêmica no enfrentamento da Covid-19 com apoio da tecnologia. 

As novas diretrizes foram abordadas no seminário “Experiências e desafios no enfrentamento a emergências em saúde pública: o que aprendemos e temos a ensinar?”, que trouxe uma análise do papel das instituições com as ações na pesquisa, ensino, extensão e administração remotos num panorama de cortes do orçamento e negacionismo. 

“Precisamos de mensagens claras com informações claras, comprometidas com o processo de preservação da vida. E, em função dessa articulação, nossa estratégia passou por se reorganizar em diálogo profundo com a comunidade. Fizemos inúmeras reuniões com as representações de estudantes e mantivemos conversas amplas e sistemáticas com o corpo docente e também com o pessoal técnico administrativo, para pensarmos coletivamente uma perspectiva de construção de alternativas em face desse processo”, explicou o reitor Alfredo Gomes.  

O documento, apresentado pelo integrante do GT Covid-19 da UFPE, Breno Caldas, traz o plano geral de retomada das atividades e as diretrizes institucionais adotadas pela UFPE durante a pandemia. A elaboração foi feita a partir de um trabalho conjunto realizado pelo GT Covid-19, entidades representativas da UFPE e pelas unidades internas da instituição. 

“Esses dois produtos que nós estamos aqui olhando, atualizando um [diretrizes] e lançando o outro [plataforma], de fato, são produtos que foram construídos da melhor forma possível: coletivamente’’, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, que também coordena o GT Covid-19 da UFPE. Ele ressaltou a importância do documento e da plataforma para avançar no enfrentamento da pandemia, em apoio ao bem estar da comunidade e proteção da saúde.  

UFPE Saúde Digital 

A plataforma traz orientações e faz o monitoramento de sintomas da covid-19. Também permite divulgar canais e rede com profissionais de saúde, inclusive via canal de teleorientação.  

“Ela [a plataforma] tem recursos relacionados à questão do ‘mobile’, do uso do celular, mas também anexa toda a característica de informação e armazenamento de informação dentro dos nossos servidores, onde a gente pode fazer toda a parte estatística, levantamento gráfico ou levantamento georreferenciado”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade, Marco Aurélio Bennedetti.  

Para acessar a plataforma, acesse o link para informações de como obter o aplicativo (que, em breve, também estará disponível no Google Play e na App Store), e o login deve ser feito com o UFPE ID. O usuário poderá adicionar informações sobre seu esquema vacinal e convívio social, além de responder questões referentes à sua saúde na tela de autoavaliação, que é uma forma de interação a respeito de sintomas sugestivos da covid-19. Embora não se configure como diagnóstico, a autoavaliação pode auxiliar no maior entendimento sobre os riscos de transmissão e contaminação da doença, bem como na procura de assistência à saúde com base nos sintomas. 

A partir dos dados informados, o aplicativo fornece orientações personalizadas. Todos os dados são organizados para avaliação e servirão de apoio a ações de proteção sanitária voltadas à comunidade da UFPE. O sistema foi desenvolvido com base em informações do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, que conta com especialistas em diversas áreas da saúde, como infectologia, enfermagem, saúde coletiva e etc. 

“Esse aplicativo chega também num bom momento para que a gente possa reunir mais informações, dados confiáveis sobre a nossa comunidade e, obviamente, continuar prestando um grande serviço, que a gente vem fazendo, à sociedade de maneira geral”, disse o reitor. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores