Mais Médicos abre seleção com bolsas de R$ 11 mil

Podem se inscrever médicos com diplomas expedidos no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado no País

por Thaynara Andrade qui, 28/07/2022 - 11:34
Unsplash Ministério da Saúde convoca médicos Unsplash

Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária de Saúde (SAPS), publicou o edital de abertura, no Diário Oficial da União (DOU), para a convocação de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com objetivo de renovar a adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), além de realizar o chamamento de profissionais graduados em medicina em instituições do País e do exterior.

As inscrições devem ser realizadas no site do Mais Médicos. De acordo com as informações, os profissionais receberão uma bolsa formação de R$ 11.865,60, que será concedida por três meses, com possibilidade de prorrogação por igual período caso o participante mantenha os requisitos do programa.

Podem participar do programa médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil; médicos formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no país em que atuam e formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no país em que atuam.

Além disso, será preciso apresentar certificado de conclusão de ensino superior em medicina; ter habilitação na área mediante registro do Conselho Regional de Medicina (CRM); Não ser participante do Programa de Residência Médica; Não prestar serviço militar; Não ter vínculo com atividade em carga horária com a atividade; entre outras exigências dispostas no edital.

Após a candidatura, será realizada uma etapa de indicação do local de atuação ou escolha de vagas, na qual haverá uma primeira fase em que as oportunidades serão destinadas prioritariamente aos candidatos que possuem diploma expedido no Brasil. Em caso de vagas remanescentes, haverá a distribuição das vagas para os que possuem diploma expedido no exterior e revalidado no País.

Em seguida à indicação do local, será realizado o processo de seleção das vagas, baseado na avaliação de títulos, que levará em consideração os seguintes critérios:  especialidade médica do candidato, pós graduação e residência médica. As datas da seleção serão publicadas na página de Cronograma do site Mais Médicos.

COMENTÁRIOS dos leitores