Projeto prevê realização de concurso público à distância
Medida foi aprovada, nesta quinta-feira, na Câmara dos Deputados
Nesta quinta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) que prevê a regulamentação da realização das provas de concursos públicos à distância. No texto, ressalta-se que a dinâmica do certame pode ser parcialmente ou integralmente remota, ou seja, online ou através de uma plataforma direcionada para o processo seletivo.
O relator da medida, o deputado Eduardo Cury (PSDB), em entrevista ao G1, salientou que o modelo é seguro, visto que já é implantado na realização de vestibulares. De acordo com o parlamentar, as regras para esse tipo de concurso serão estabelecidas após consulta pública.
Entretanto, a proposta não se aplicará para todas as seletivas. Entre as exceções estão os certames destinados aos cargos de magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública da União, Forças Armadas, empresas públicas e sociedade de economia mista.
Após aprovação na Câmara dos Deputados, o PL retornará para o Senado Federal para uma nova análise devido à alterações realizadas pelos deputados. No Senado, o texto já havia sido aprovado.