Veja as 5 áreas mais rentáveis em Ciências Contábeis

Professora da UNAMA organiza uma lista com as áreas melhores remuneradas para os profissionais de contabilidade

seg, 15/08/2022 - 10:35
Freepik Mão masculina segurando caneta e apontando para gráficos em papel Freepik

Indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa, principalmente em momento de instabilidade econômica no país, o profissional de Ciências Contábeis tem entre suas responsabilidades a gestão das relações financeiras, tributárias e patrimoniais de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Porém, se engana quem pensa que ser contador é o único caminho possível para quem se forma nesse curso, na realidade, o profissional formado em Ciências Contábeis tem um vasto campo de oportunidades para escolher.

Com a ajuda da professora de Ciências Contábeis e Gestão Pública da UNAMA,  Fernanda Gabrielle, você irá conhecer as 5 áreas mais rentáveis para seguir carreira na área.

Serviço público

Ingressar no serviço público é uma ótima opção para os estudantes de ciências contábeis, que pretendem priorizar mais estabilidade e um plano de carreira durante sua vida profissional. 

“Quem tem afinidade com o serviço público, pode se preparar para concursos públicos nos tribunais de contas, no legislativo federal ou, também, na Receita federal do Brasil”, sugere a docente.

Mercado Financeiro

De acordo com a professora, uma área muito interessante e que comumente oferece boas remunerações ao profissional é o setor financeiro.

“Neste caso, três caminhos são bastante atrativos. As cooperativas de crédito, que crescem muito no Brasil, mas faltam profissionais qualificados para atender a demanda; seguradoras, pois a gestão deste tipo de organização é muito peculiar e exige conhecimentos bastante específicos; mercado de capitais, mais intensamente nas corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.”

Para Fernanda, os bancos de investimentos oferecem boas oportunidades, contudo, essas instituições já contam com muitos profissionais qualificados disponíveis.

Fintechs

As startups unem um ambiente de inovação com salários bastantes atrativos para os profissionais. No caso das fintechs, que são empresas do mercado financeiro baseadas em tecnologias, a docente ressalta que é um campo muito interessante para formados em ciências contábeis.

“Tem de tudo: bancos, administradoras de cartões etc. No fundo, são serviços tradicionais, mas oferecidos em plataformas muito modernas, com uma lógica organizacional bem diferente. Por isso, exige pessoal disposto a enfrentar desafios ainda não muito conhecidos e se disponibilizar a contrabalancear a rigidez das legislações contábeis com a flexibilidade destas empresas, que são muito ágeis e adaptáveis”, afirma.

Agronegócio

Um setor tradicional, mas que ainda oferece ótimas oportunidades, para Fernanda, o Agronegócio é uma das áreas mais bem remuneradas.

“Um campo importante no Brasil é do agronegócio, que neste caso inclui desde pequenos agricultores que se formalizam como empresas ou se unem para criar cooperativas agropecuárias, até grandes corporações que atuam na produção e comercialização de produtos agropecuários”, destaca a professora.

Terceiro setor

Segundo Fernanda, o terceiro setor, que diz respeito a todas as iniciativas privadas de utilidade pública, é um campo que vem crescendo cada vez mais e merece a atenção dos graduados neste curso.

“No terceiro setor, o campo de trabalho começa a se consolidar, pois as regulações neste segmento estão se tornando mais complexas. Sendo cada vez mais fundamental a atividade de profissionais da contabilidade, dentro destas organizações”, recomenda.

Dica

Além das sugestões de carreiras, a professora ressalta que os estudantes devem buscar se qualificar de forma permanente para que possam alcançar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

“Independente da área que o profissional contábil escolher, é muito importante se qualificar ao máximo, se aprofundando no conhecimento contábil, mas também aprendendo a lógica de outras ciências que envolvem os negócios, como, por exemplo, Administração, Comunicação e Economia. O mercado atual exige que profissionais sejam ao mesmo tempo especialistas na sua área e generalistas nas outras”, finaliza.

Venha para a UNAMA!

Na graduação de ciências contábeis da UNAMA, os estudantes têm uma metodologia de ensino atualizada, com um rico repertório de conhecimentos e atividades práticas ao longo dos 5 anos de formação. Confira a oportunidade.

Originalmente publicado em www.unama.br

COMENTÁRIOS dos leitores