Entenda como funciona o mercado dos infoprodutos
Os produtos digitais se encontra em ascensão e a pandemia possibilitou o crescimento
Impulsionado pelo crescimento do mercado on-line e e-commerce nos últimos anos, o mercado dos infoprodutos ou produtos digitais se encontra em ascensão. De maneira geral, essa modalidade de empreendedorismo, além de ofertar um serviço ou produto, ensina algo.
Atualmente, de acordo com especialista em mercado digital do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Janaina Camilo, os produtos digitais estão na melhor fase. "A pandemia acelerou esse processo e possibilita um crescimento vertiginoso de co-produtores (infoprodutores). Só em 2021, o crescimento de infoprodutos foi de 113%, seguindo-se um cenário promissor para superar o índice este ano, uma vez que o número de produtos digitais não para de crescer", explica ao LeiaJá.
Em 2020, o mercado de infoprodutos teve um faturamento de cerca de US$ 160 bilhões e a estimativa, segundo dados coletados pela Valuaes Reports, consultora de mercado, é que em 2027 esse montante seja de US$ 241 bilhões. Segundo Janaina Camilo, a área é positiva para quem deseja investir.
"O infoproduto é uma boa área especialmente se você tem experiência em determinada área de atuação ou desenvolveu uma metodologia própria que pode ser ensinada por meio de um produto digital. Construir uma autoridade de mercado no segmento em que se pretende desenvolver infoprodutos também é importante para ser bem-sucedido e gerar conversão de vendas nas plataformas espacializadas", esclarece.
Da necessidade ao infoproduto
Vinculado à área de saúde, o infoprodutor Eduardo Abreu atende, especificadamente, farmácias do varejo, como também, clínicas de estética e médicas. A entrada no mercado digital veio após atuação como professor de pós-graduação, em 2013.
"Eu montei uma empresa de cursos presenciais em 2015. A infoprodução não era um desejo meu, foi uma ocorrência. Eu comecei a testar um curso gravado, o mercado pediu isso para abranger mais pessoas". O "super-herói da saúde", como foi batizada a formação modulada, foi a primeira experiência de infoprodução de Eduardo.
Para aprender mais sobre um universo on-line, ele investiu em mentorias, braind posicionamento de marca e gerenciamento de redes sociais. "Em agosto de 2019, foi o ano que eu, efetivamente, virei um infoprodutor, vendendo o meu principal produto que é a precificação magistral, com uma metodologia que eu desenvolvi por necessidade da farmácia dos meus pais que quase faliu", conta à reportagem.
Para ele, trabalhar com infoprodutos é sinônimo de liberdade. "Uma liberdade financeira, uma liberdade geográfica e, até, uma liberdade de tempo se o dinheiro e geografia estiverem bem administrados. Você pode determinar os horários que trabalha, por exemplo", aponta.
Questionado sobre se há pontos negativos de ser um infoprodutor, Eduardo salienta sobre a necessidade de aprendizagem constante. "Você precisa aprender muito, porque, há muita competitividade na infoprodução, tem muitos canais vendendo, tem muitas pessoas vendendo. Então, tem que aprender muita coisa sobre arte, copy, tráfego, vídeo, oratória, entre outras coisas. Isso não é simples e acaba se tornando um desafio."
Em busca de uma plataforma que suprisse as necessidades do negócio, em outubro de 2021, Eduardo Abreu conheceu a equipe da plataforma de educação continuada GoKursos. "Em dezembro [2021], a gente fez o primeiro lançamento, o primeiro seis em sete da GoKursos foi o meu. O nível de suporte, atenção, construção, dicas trocas, tudo a plataforma me dá desde o ano passado. Eles sempre eles repetem esse padrão de qualidade comigo e é algo que eu nunca tinha recebido em lugar nenhum", frisa.
Infoprodutos: cuidados e dicas
A especialista em mercado digital do Sebrae Nacional, Janaina Camilo, ressalta que para entrar no mercado de infoprodutos é importante ter clareza do público que seja alcançar. Além disso, deve-se "conhecer sobre estratégias digitais que trabalhem as redes sociais de maneira a converter para a venda do infoproduto nas plataformas específicas, e naturalmente conhecer bem sobre as técnicas que o mercado oferece para o desenvolvimento de produtos digitais", destaca.