Senai realiza evento com 6 mil vagas de emprego

Encontro gratuito ocorre entre 8 e 10 de novembro como parte da programação nacional do Mundo SENAI. Além da seleção on-line, mais de 350 escolas terão atividades presenciais para comunidade.

por Joice Silva ter, 08/11/2022 - 11:30
Divulgação/Senai SENAI realiza evento com 6 mil vagas de emprego Divulgação/Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza, entre esta terça (8) e quinta-feira (10), o Mundo Senai. A ação ofertará oficinas, visitas guiadas e palestras para mostrar à comunidade as opções de cursos e a infraestrutura das mais de 350 escolas da rede. Além disso, haverá a oportunidade de mais de 6 mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz em diferentes áreas e níveis de formação.

Segundo a organização, o formato será híbrido e, além das atividades presenciais para ajudar jovens e adultos a conhecerem as profissões industriais, haverá palestras on-line sobre carreira e a Feira de Talentos Contrate-me virtual, com vagas para candidatos de todo Brasil.

"Como instituição de educação profissional, o SENAI está preocupado com a empregabilidade de seus alunos e em ajudar as empresas a encontrarem mão de obra qualificada para suas vagas. Pela primeira vez, juntamos o Mundo SENAI, que já é um evento tradicional para a comunidade conhecer as nossas escolas, com a Feira Contrate-me, que é on-line e tem o objetivo de promover o encontro entre quem quer contratar e quem está em busca de emprego”, destaca o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.

São vagas como eletricista, mecânico, técnico em manutenção, analista de marketing digital, coordenador de operações financeiras, analista de logística e designer. Entre as mais de 30 empresas participantes estão Grupo Soma, Seara Alimentos, Gerdau e CSN Mineração.

O processo será pela plataforma Contrate-me, que utiliza inteligência artificial para selecionar os candidatos. Quando a empresa abre uma vaga, a plataforma realiza uma análise que considera não só as competências técnicas listadas no currículo dos perfis cadastrados, mas também as competências socioemocionais. 

“Atualmente, as competências socioemocionais, também chamadas de soft skills, são consideradas pelos recrutadores tão importantes quanto as competências técnicas. Então, os candidatos devem se atentar à formação e ao perfil profissional, buscar o desenvolvimento pessoal e novos conhecimentos, porque o mundo do trabalho está se transformando com as tecnologias", recomenda Morgado. 

Com a análise das competências socioemocionais, as empresas recebem uma lista mais assertiva dos candidatos para dar continuidade ao processo seletivo. Para se candidatar às vagas, os interessados devem ter o cadastro na Plataforma Contrate-me.

Até o início de novembro, a plataforma já contava com mais de 168 mil perfis cadastrados e cerca de 1.900 empresas, que, após o evento, vão continuar realizando seus processos seletivos pelo sistema. A última edição da Feira Contrate-me, em maio deste ano, teve mais 8.200 visitas ao evento virtual, que incluía as palestras, e 6.200 candidaturas às vagas.

COMENTÁRIOS dos leitores