Pesquisa: Millenials e geração Z lideram força de trabalho
Jovens de 15 a 28 anos representam 60% da força trabalhista mundial
De acordo com dados divulgados pelo Great Place to Work, as gerações Y e Z já representam 60% da força do trabalho global. A geração Y, mais conhecida como millennials, são os nativos digitais nascidos entre 1982 e 1994, já a geração Z com idade entre 15 e 20 anos, mais conhecidos como pós-millenials, fazem parte da era tecnológica e domina bem o assunto.
Para a escritora Heloísa Capelas, a inteligência emocional pode ser a chave para que as lideranças consigam lidar com as diversas gerações, entender seus interesses e ideias, entretanto, sem colocar todos os anos de trabalho, aprendizados e conquistas em risco.
“É preciso desenvolver a capacidade de ouvir, legitimar o pensamento do outro e aceitar que os erros podem continuar acontecendo, seja aderindo às ações que sempre deram certo ou seguindo novas ideias. Para isso, a inteligência emocional é fundamental, independentemente do contexto. O líder precisa estudar, ficar bom naquilo que faz, compreender o sistema que ele lidera, mas antes de tudo, ele precisa ter consciência de si, de seu papel e de como ele impacta as pessoas. A inteligência emocional nos autoriza a existência e nos ajuda a permitir que o outro também vivencie essa experiência para que juntos façamos um bom trabalho”, explica.