Novo corte de verba lesa manutenção dos IFs, diz Conif

Entidade se manifestou sobre a perda orçamentária por meio de nota

por Elaine Guimarães ter, 29/11/2022 - 17:13
(Ministério da Ciência e Tecnologia/Flickr) Fachada do Campus Recife do IFPE (Ministério da Ciência e Tecnologia/Flickr)

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio de nota, afirma que o novo corte orçamentário, anunciado na última segunda-feira (28), lesa a manutenção dos Institutos Federais.

No comunicado, a entidade relembra que, nos últimos anos, as instituições federais tiveram perdas significativas nas verbas. Além disso, o Conif aponta que o novo contingenciamento coloca os Ifs em uma situação grave, "pois, novamente, o cancelamento deve ocorrer nos recursos destinados à manutenção das instituições. Ou seja, a assistência estudantil, bolsas de estudo, atividades de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios, por exemplo, devem ser afetadas. Tal situação deve impactar ainda em serviços de limpeza e segurança dos campi".

Ainda segundo a nota, em 2022, as instituições sofreram perdas orçamentárias de cerca de R$ 184 milhões. O entidade salienta que aguarda o Ministério da Educação (MEC) formalizar "o valor do corte e um posicionamento efetivo por parte do Ministério, na esperança de que esse novo indicativo não passe de um mal-entendido, ao tempo em que entende que é impossível fazer uma gestão eficiente diante de tanta instabilidade, ao prejudicar o que a Rede Federal tem de melhor - seus estudantes".

Ainda segundo a nota, em 2022, as instituições sofreram perdas orçamentárias de cerca de R$ 184 milhões. A entidade salienta que aguarda o Ministério da Educação (MEC) formalizar "o valor do corte e um posicionamento efetivo por parte do Ministério, na esperança de que esse novo indicativo não passe de um mal-entendido, ao tempo em que entende que é impossível fazer uma gestão eficiente diante de tanta instabilidade, ao prejudicar o que a Rede Federal tem de melhor - seus estudantes".

COMENTÁRIOS dos leitores