Recife: passo a passo para realizar matrículas nas escolas

Novo processo de matrículas promete beneficiar famílias mais vulneráveis

por Elysa Assis ter, 29/11/2022 - 11:11
Paulo Melo/PCR Alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife Paulo Melo/PCR

 A matrícula dos novos estudantes da Rede Municipal do Recife começou nesta terça-feira (29) e conta com mais de 18 mil vagas. Para o ano de 2023 uma alteração muito importante foi implementada no processo de matrículas, que promete beneficiar famílias mais vulneráveis.

Antes eram aceitos os primeiros estudantes a se cadastrarem, o que acabava priorizando famílias com acesso mais rápido a internet. Com a mudança estas vagas só serão distribuídas após o final do período de cadastro, contando com o auxílio de um algoritmo inteligente do sistema, baseando-se em critérios estabelecidos por priorização. 

Confira o passo a passo para realizar a matrícula de novatos da Rede Municipal de Ensino do Recife:  

Preenchimento do formulário eletrônico (com os dados do pai ou responsável e, em seguida, do aluno. É obrigatório incluir o CPF do estudante. Além de destacar se o estudante possui algum tipo de deficiência); 

Escolha das unidades (ao menos três) de sua preferência; 

Os pais e responsáveis serão comunicados do atendimento das vagas por e-mail ou whatsapp no dia 23 de dezembro; 

Na última etapa os pais ou responsáveis devem ir até a escola - munidos da documentação necessária - no período de 03 a 13 de janeiro de 2023. 

Documentos e prazos

Caso o estudante, nascido antes do ano de 2018, ainda não possua o CPF, a Prefeitura do Recife vem realizando desde o mês de outubro um mutirão para emissão do CPF no Compaz Eduardo Campos, no bairro da Linha do Tiro.  

Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o serviço será oferecido das 8h às 13h e, no dia 3 de dezembro, acontecerá das 8h às 12h. O mutirão seguirá no Compaz Ariano Suassuna, em San Martin, de 6 a 9 de dezembro, das 8h às 13h, e no dia 10 de dezembro, de 8h às 12h.  

Os pais ou responsáveis deverão comparecer ao local mais próximo portando certidão de nascimento da criança ou jovem, comprovante de residência e RG. Se o estudante também não tiver o RG, é necessária a assinatura dos pais ou responsáveis no formulário, RG e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 18 anos, portando RG, não necessitam de assinatura dos pais ou responsáveis. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores