Sebrae: Setor de serviços deve ter alta na contratação

O setor de indústria também se destaca com otimismo na geração de vagas durante o fim de ano

por Mariana Ramos ter, 06/12/2022 - 13:12
Freepik Setor de serviços é mais favorável à geração de vagas Freepik

Segundo pesquisa feita em outubro pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o setor de serviços está muito otimista quanto à geração de empregos durante o período de fim de ano.

Os dados apontam que 19,8% dos micro e pequenos empreendimentos de serviços apostam em novas contratações para estes últimos meses. A diferença é de 2,2 pontos percentuais a mais que o registrado no levantamento anterior, feito em setembro. Nessa procura, 74,8% devem manter o tamanho das equipes e 5,4% prevê uma redução de funcionários.

Além do setor de serviços, a Indústria também apresenta perspectivas positivas quanto à geração de novas vagas. São 18,3% os empreendedores que apostam em novas contratações, um percentual 1,7 maior do que o registrado em setembro. Nesse setor, a taxa de empresários que pensam em manter a equipe é de 69,3%, enquanto 12,4% deles acreditam que pode haver demissão entre esses três meses.

Já no comércio, 79,9% pensam em manter o número de funcionários, enquanto 15,3% planejam criar novas vagas de trabalho. Apenas 4,8% afirma que é possível haver redução no quadro de funcionários.

COMENTÁRIOS dos leitores