Reitor da UFPE pede que a instituição não realize provas
Alfredo Gomes pede empatia aos alunos que estão sem receber bolsas e auxílios
Na noite da última terça-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, publicou um vídeo informativo nas redes sociais da instituição em que pede para os docentes da universidade não apliquem avaliações para os alunos. Para o reitor, é importante que os professores tenham empatia com os estudantes que estão sem receber bolsas e auxílios estudantis.
“Gostaria ainda de pedir aos professores e às professoras para evitar a realização de avaliações e de provas neste momento. Nós precisamos trabalhar uma postura de muita empatia e de acolhimento dos nossos estudantes durante este momento”, diz o reitor.
No mesmo vídeo, o reitor também anunciou a liberação de cerca de 8.830 bolsas, o que corresponde a todas as bolsas de assistência estudantil, de monitoria, de iniciação científica e do programa ProMulti e do NucLi.
A UFPE, assim como outras universidades públicas de ensino do país, foi afetada pelos cortes orçamentários na educação realizados pelo governo federal no início de dezembro. Segundo o reitor Alfredo Gomes, ainda restam o pagamento de aproximadamente 800 bolsas relativas à extensão, à STI e também ao programa de estágio.
A Universidade Federal de Pernambuco também afirma que continua no esforço de pressionar e cobrar o Ministério da Educação e o Governo Federal para liberação de recursos e que sua prioridade número um é o cuidado com os estudantes.