Confira lista de profissões em alta em 2023
Um levantamento feio por uma de consultoria traz cargos executivos, de média e alta gerência, em níveis técnico e de suporte à gestão, com maior demanda, dentro de 14 setores pesquisados
Um levantamento feito pela PageGroup, empresa de consultoria em recrutamento especializado, listou os cargos que estarão em alta neste ano de 2023 e os perfis mais procurados no mercado de trabalho. A lista traz cargos executivos, de média e alta gerência, em níveis técnico e de suporte à gestão.
Confira a listagem na íntegra:
Bancos e Serviços Financeiros
Engenharia e Manufatura
Agro
ESG
Marketing/Digital
Financeiro & Tributário
Saúde & Life Sciences
RH
Logística
Tecnologia da Informação
Vendas
Varejo
Seguros
Fintechs
Agora confira o perfil procurado para alguns desses cargos:
Na área de Tecnologia da informação, por exemplo, temos o Gerente de Dados & Análises, que é responsável por liderar as equipes que trabalham com engenharia, arquitetura e análise dos dados, gerando insights e estratégias de negócio baseadas em dados reais. Tem o papel de conduzir as análises de oportunidades e propor sugestões de melhoria, mantendo o pipeline de dados, garantindo integridade e disponibilidade de informações para as áreas de negócio.
A remuneração para esse cargo está em torno de R$ 22 mil a R$ 35 mil, porém o salário chamativo vem acompanhado de alguns requisitos como conhecimentos em machine learning e cloud, ter visão de negócio e boa habilidade para resolução de problemas através de dados e também conhecimento de estatísticas e ferramentas do gênero.
Já na área do Varejo, temos o Gerente Comercial para Franquias, responsável pelo canal de franquias, desde a expansão até a gestão dos resultados no dia a dia. Diferente de um gerente de lojas próprias, a influência se dá de maneira mais indireta. É preciso desenhar uma estratégia que faça sentido para os franqueados para que acreditem na ideia e auxiliem na execução.
O salário para esse trabalho pode ir de R$ 15 mil a R$ 35 mil e exige do candidato ter bom relacionamento com o franqueado, capacidade analítica para avaliar dados como vendas entre empresas e para consumidores e cobertura de estoque. Também é importante ter uma boa visão de operações de loja e da cadeia de valor como um todo, pois essa visão holística permite melhor diagnóstico e identificação das reais oportunidades.
Também devem conhecer expansão, operações, análise de resultados, mas, principalmente, ter a capacidade de desenvolver um bom relacionamento com os franqueados.