TRF5 manda UFPB tirar reitor da lista de aprovados no Sisu

Valdiney Veloso foi aprovado no curso de Engenharia de Produção com uso de cota social

ter, 14/02/2023 - 17:38
(Reprodução/Facebook) Valdiney Veloso, reitor da UFPB (Reprodução/Facebook)

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), após acolher pedido do Ministério Público Federal (MPF), mandou a Universidade a Federal da Paraíba (UFPB) retirar o reitor da instituição, Valdiney Veloso, da lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O interventor foi selecionado no curso de Engenharia de Produção com o uso de cota social destinada a candidatos oriundos da rede pública de ensino.

A decisão por unanimidade considerou que Valdiney da universidade concluiu o ensino médio há mais de 39 anos. Além disso, observou-se que o reitor, atualmente, tem duas graduações, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Logo, não está apto a Lei 12.711/2012, que tem caráter social e não é destinada, por exemplo, para candidatos com graduação.

A aprovação do reitor da UFPB por meio do sistema de cotas fez com que Erick Rangel, de 17 anos, ficasse sem a vaga na instituição de ensino. O estudante, que é da Bahia, ficou na lista de espera do curso de Engenharia de Produção. Na época, o MPF começou a apurar o uso da cota pelo reitor.

COMENTÁRIOS dos leitores