Mercado Livre oferta curso gratuito para mulheres
Iniciativa visa promover uma imersão digital para meninas em situação de vulnerabilidade social
O Mercado livre, em parceria com o projeto reprograma, está lançando a terceira edição do Conectadas, um programa que promove uma imersão digital para meninas em temas relacionados com a tecnologia. No primeiro semestre de 2023, serão ofertadas 150 vagas.
O programa busca aproximar meninas do ecossistema tecnológico, além de fornecer ferramentas e autoconfiança para que criem soluções inovadoras para os desafios identificados em suas comunidades por meio da educação, um poderoso vetor de transformação social que ainda impulsiona a diversidade, inclusão e a equidade.
Para particpar, é necessário possuir entre 16 e 18 anos e se identificar com gênero feminino. Participantes oriundas de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares têm prioridade. Além disso, o programa visa ter, no mínimo, 50% de jovens pretas, pardas e indígenas, bem como estimular a participação de mulheres trans e travestis.
O Conectadas oferece uma imersão digital que totaliza 54 horas. Ao longo de 16 encontros virtuais, serão abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing, comunicação digital e introdução a HTML. Durante o programa, também acontecerá o acompanhamento de mentoras do Mercado Livre e da reprograma, permitindo que as meninas conheçam mulheres que já atuam neste segmento.
Nesta edição, também serão ofertadas algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo em Back-end Python, desenvolvido pela reprograma. As interessadas em participar podem se inscrever no formulário de candidaturas até o dia 7 de abril.