FGH promove curso sobre ventilação mecânica invasiva

A capacitação, com 12h de duração, é voltads para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes, e contará com 30 vagas. Inscrições vão até o dia 10 de abril

ter, 28/03/2023 - 11:37
Divulgação FGH promove curso sobre ventilação mecânica invasiva Divulgação

A Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) promoverá, entre os dias 14 e 15 de abril, o curso de curta duração sobre Ventilação Mecânica Invasiva, que será ministrado pelo fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva e coordenador da Fisioterapia do Hospital Pelópidas Silveira, Djacyr Viana.

“A FGH tem como uma de suas principais missões a formação de novos e melhores profissionais para o Sistema Único de Saúde, por isso, estamos fortalecendo o trabalho de formação e capacitação de profissionais, com os cursos de curta duração. A ideia é ampliarmos nosso campo de atuação nessa área de treinamento para além de nossa rede, compartilhando e multiplicando o conhecimento”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa da FGH, Nancy Correia.

Para participar, os interessados devem pagar uma taxa R$ 400. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, por meio de transferência e depósito para a conta Depósito e Transferência do Banco Bradesco, Agência: 0286, C/C: 39.988-4, CNPJ: 09.039.744/0001-94. Após a trasfência, o participande deve enviar um email com nome completo, telefone e comprovante da tranferncia para o email: curso.curtaduracao@fghsaude.org.br.

O curso, com 12h de duração, é voltado para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes, e contará com 30 vagas. Dentre os temas abordado estão: os princípios fisiológicos do Sistema Respiratório; indicações do Suporte Ventilatório Invasivo; fases do Ciclo Ventilatório; e modalidades Ventilatórias Convencionais.

“Nosso objetivo é apresentar as principais bases da ventilação mecânica invasiva para que, ao final do curso, o profissional ou estudante tenha um entendimento sobre a ventilação mecânica e a instalação e manejo nas diversas indicações diárias do equipamento, por meio da contextualização de suas aplicações para diferentes patologias e situações clinicas”, completou Djacyr Viana, que, além do HPS, é responsável técnico da UTI do Hospital Getúlio Vargas e coordenador do Departamento de Urgência e Emergência da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

COMENTÁRIOS dos leitores