Ensino à distância cresceu 474% em 10 anos, mostra estudo
Grande parte do aumento pode ser atribuída à quarentena forçada pela pandemia de Covid-19
Nos últimos anos, muitas pessoas estão optando pelo estudo à distância, online. Segundo o Censo da Educação Superior de 2021, a quantidade de alunos inscritos em cursos superiores de graduação na modalidade à distância aumentou 474% entre 2011 e 2021.
É possível ligar a situação da pandemia com o número gritante de inscritos no sistema remoto em 2021. Ao todo, foram 3,7 milhões de pessoas matriculadas, um número que representa 41,4% do total. O formato presencial sentiu esse aumento, tendo uma queda de 8,3% das matrículas entre 2011 e 2021.
Com grande impacto no setor da educação, projetos e plataformas digitais se desenvolvem para trazer para o on-line a experiência de ensinar e aprender que existia no presencial. Os profissionais também se reinventam, para trabalhar o foco e participação dos alunos em suas aulas.
“Mesmo sendo uma escola de idiomas online há mais de 6 anos, é impossível não perceber a crescente procura dos alunos por esse formato. O primeiro ponto a ser entendido é que cada aula é única. Em seguida, precisamos compreender que as aulas são desenvolvidas para pessoas, que devem ser vistas menos como números ou clientes”, afirma Helaman Fernandes, CEO da Aliança.
O empresário menciona como a crescente procura pelas aulas EAD demanda uma resposta de tratamento pela empresa, sabendo lidar com a questão humanitária, não só robotizada, e a dinâmica no processo das aulas.
“Prezamos muito para que os estudantes estejam confortáveis em suas aulas, conciliando esse tempo com suas as demandas pessoais para que esse momento de aprendizado de uma nova língua não seja um peso, mas um momento de troca de experiências e desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca Helaman Fernandes.