Empreender e ser mãe: duas conquistas de sucesso

Conheça a história de Edjane Santos que, influenciada pela maternidade, deu o start na vida profissional no ramo de artesanato

por Joice Silva dom, 14/05/2023 - 10:00
Divulgação Edjane Santos Divulgação

Se tornar mãe e ter sucesso profissional é o sonho de muitas mulheres, e empreender tem sido a alternativa de muitas delas para conseguirem realizá-lo.   

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o número de demissões de mães no mercado de trabalho se inicia após o período da licença-maternidade já que, segundo o estudo, cerca de 50% das mulheres que passaram pelo período de proteção ao emprego o perderam.

Dona da Resina Raiz e mãe do pequeno Tauã, de nove meses, Edjane Santos iniciou seu empreendimento de artesanato para poder conciliar a maternidade e a vida profissional.  “Eu ainda estava grávida e certo dia pensei em como seria quando ele nascesse, sem ter uma rede de apoio e não ter com quem deixá-lo para poder trabalhar, e foi assistindo a um programa de artesanato e me veio a ideia de trabalhar com isso”, destacou.

Para estudar e se aperfeiçoar em sua área, Edjane precisou enfrentar alguns desafios, inclusive levar seu pequeno para cursos e palestras, fazendo de Tauã , seu pequeno parceiro profissional.  “Quando meu filho tinha três meses de idade eu fui fazer um curso e ele foi comigo, mas ele não podia ficar na sala comigo por causa dos produtos usados durante a aula. Então, precisei levar uma companhia que ficou ele por quatro horas nos dois dias de curso para que eu podesse estudar”

Segundo Edjane, se tornar mãe foi o incentivo necessário para iniciar seu empreendimento. “Foi força de vontade mesmo, pensando no futuro, e a maternidade foi fundamental nessa decisão de começar a trabalhar por conta própria, que foi algo que eu sempre quis, mas não tinha um incentivo, e ser mãe foi esse incentivo que eu precisava, e está sendo maravilhoso, pois eu consigo conciliar o tempo, trabalhar nas horas que ele dorme, cuidar dele sem precisar delegar o cuidado dele a outras pessoas para poder trabalhar, e está sendo muito bom”, disse.Det

Determinada a obter sucesso nos negócios, ela relata os desafios que enfrenta para conciliar a rotina do bebê com as atividades do empreendimento. “Dificuldades temos muitas. Iniciar um negócio não é fácil em nenhum ramo, seja ele fora ou dentro de casa, esses dias, por exemplo, eu fui assistir uma palestra de 5h de duração, e eu era a única assistindo com um bebê no colo, mas quando queremos algo, a gente vai atrás, sem desculpas”, enfatizou.

COMENTÁRIOS dos leitores