Podcast debate empreendedorismo e ressocialização

“Um empreendimento chamado vida: pequenos negócios como instrumentos de ressocialização e desenvolvimento econômico” é o novo projeto do LeiaJá

sab, 03/06/2023 - 07:37
José Fernando/LeiaJá Um empreendimento chamado vida aborda ressocialização por meio do empreendedorismo José Fernando/LeiaJá

O LeiaJá lança, neste sábado (3), o podcast jornalístico “Um empreendimento chamado vida: pequenos negócios como instrumentos de ressocialização e desenvolvimento econômico”. No trabalho, é abordada a abertura de empreendimentos como meio de inserção de reeducandos e reeducandas na sociedade.

Em pauta, estão projetos de incentivo ao empreendedorismo para que pessoas encarceradas desenvolvam noções de negócios com foco em uma vida longe do mundo do crime. Além disso, o podcast revela de que maneira os pequenos negócios se consolidaram, no Brasil, como estratégias de combate à desigualdade social.

Entre as histórias, está a de um jovem que amargou alguns de seus irmãos envolvidos com a criminalidade, mas ao depositar os seus sonhos no empreendedorismo, caminhou de forma ética e transformou a sua realidade. Além desse fato, ouvimos relatos de quem sobreviveu ao sistema carcerário e, agora em liberdade, luta para resgatar uma vida em paz por meio dos pequenos negócios.

O podcast também apresenta um projeto idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em um presídio feminino da Região Metropolitana do Recife. Por meio desse trabalho, mulheres vislumbram um novo e pacífico enredo para as suas jornadas em liberdade.

O conteúdo é conduzido por Nathan Santos, jornalista parceiro do LeiaJá, e pelo jornalista convidado Guido Tavares. A edição técnica é de Caio Lima. Ouça agora:

COMENTÁRIOS dos leitores