Universidade abre as portas com atendimentos gratuitos

A UNAMA Alcindo Cacela recebeu a comunidade belenense, no sábado (6), oferecendo serviços jurídicos, sociais e de saúde sem custo

seg, 05/06/2023 - 19:19

A UNAMA - Universidade da Amazônia promoveu, no último sábado (3), o projeto UNAMA Portas Abertas, um mutirão de ações para a comunidade Belém. Na programação, serviços jurídicos, sociais e de saúde foram oferecidos gratuitamente no campus Alcindo Cacela, com atendimentos, orientações, palestras e avaliações.

O UNAMA Portas Abertas é uma iniciativa da responsabilidade social do Grupo Ser Educacional, afirma o coordenador das clínicas-escolas da universidade, Bento Crisóstomo. O coordenador apontou que é fundamental o envolvimento da instituição com a população para que todos usufruam dos serviços e, assim, haja desenvolvimento social e educacional na Amazônia.

Bento explicou que nas oito clínicas de saúde da UNAMA – envolvendo os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição – serviços como pilates, design de sobrancelhas, orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliação nutricional, entre outros, eram disponibilizados.

A acadêmica de Terapia Ocupacional Giovana Aviz esteve acompanhando de perto o evento e atuando ao lado dos colegas. "Eu normalmente tenho experiências mais com outro público infantil e hoje estou vivendo uma experiência com o público totalmente diferente, com adultos e idosos. Isso está agregando muito para mim e para a minha formação acadêmica", declarou.

Anthony Figueiredo, aluno de Biomedicina, fez parte da equipe responsável por aferição de pressão arterial de análise de tipagem sanguínea. “É muito bom porque temos um aproveitamento teórico e prático. É muito bom poder dar esse retorno para a sociedade do que estamos aprendendo. Então, nós, como acadêmicos, não guardamos o nosso conhecimento, mas também expandimos ele para a sociedade", ressaltou. Para ele, esse contato ainda na universidade torna a vida profissional mais natural e a resposta dada pelo público é importante.

Com a ação, o entendimento do público sobre assuntos específicos pode ser ampliado. Foi o caso de Gesiel Vasconcelos, operador de máquinas e motorista de aplicativo, que buscou o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) para orientação. "Minha experiência foi agradável, consegui uma orientação para a solução dos meus problemas. É importante porque eu não sabia como começar e, aqui, eu recebi a orientação de como proceder no caso", relatou.

No NPJ, o atendimento foi sobre as áreas cível, trabalhista e penal, instruindo sobre os direitos e deveres do cidadão. A advogada e professora Cláudia Coelho reafirmou o compromisso da UNAMA com a sociedade, proporcionando ações como essa.

Alisandra Lobato, bacharel em Direito, prestigiou o evento e ressaltou que a organização e a preparação da equipe, com um bom acolhimento, foram importantes. “Isso só faz me incentivar mais a cuidar da minha saúde, trouxe a família também pra cuidar da saúde”, disse. Alisandra soube da programação por meio das redes sociais e logo chamou seus familiares e vizinhos para participarem também.

Por Amanda Martins e Lívia Ximenes (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores