Entenda como escolher o melhor edital de concurso
O professor Dino Rangel dá dicas de como escolher o melhor certame para seu perfil profissional
Recentemente, o governo federal anunciou a abertura de 4.436 vagas em vários órgãos públicos. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Com o grande leque de oportunidades abertas, os interessados em realizar os processos seltivos podem se encontrar no meio de uma indecisão sobre qual edital e qual vaga mais se encaixam. O professor Dino Rangel dá dicas de como escolher o melhor certame de acordo com o perfil profissional de cada um.
1 - Saiba o que realmente quer
Segundo o Dino Rangel, a primeira coisa a se fazer quando pensar para qual vaga concorrer, é ter ciência daquilo que o candidato quer para sua vida profissional.
"É muito importante que o candidato tenha ciência daquilo que ele quer. São muitos cargos, mas será que ele se vê em determinado cargo?", indaga Dino.
2 - Prepare-se para a vaga
Ao escolher a vaga, o professor orienta que o concurseiro se prepare para realizar a prova. “Existem dois fatores fundamentais: o primeiro é o planejamento, tem que se ter noção das matérias, atrelar os estudos ao seu dia a dia, construir um plano de estudos que se adeque à sua rotina”, coloca.
3 - Planeje sua rotina de estudos
“Tenha um planejamento onde se tenha produtividade de estudos, que não é quantidade de horas estudadas, e sim quantas horas o aluno é capaz de estudar bem, e acrescentar na rotina sempre uma atividade física ou recreativa”, diz.
E concluiu: “Escolha aquilo que se possa ser objetivado, onde se vê trabalhando, aquilo que ela sabe que vai produzir e que lhe traga um melhor custo benefício” , aponta.