93% das companhias consideram soft skills importantes

Conhecidas como soft skills, as habilidades comportamentais estão sendo cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho

seg, 30/10/2023 - 16:01

Buscando novas oportunidades, pessoas que desejam se reinserir no mercado de trabalho ou aqueles que estão em busca de seu primeiro emprego estão investindo cada vez mais em desenvolvimento profissional. No entanto, não apenas habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, são relevantes; as soft skills, que englobam competências comportamentais, também estão ganhando destaque nas organizações.

De acordo com o ZipRecruiter, software de empregos dos Estados Unidos, 93% das empresas consideram as soft skills altamente importantes. Essas habilidades capacitam os profissionais a lidar com tomadas de decisão, priorizar um ambiente organizacional positivo, manter comunicação clara e saudável, planejar de forma eficaz e gerenciar o tempo de maneira eficiente.

No entanto, um dos principais desafios das empresas é atrair e reter talentos. Mesmo quando há vagas disponíveis, as empresas procuram profissionais que possuam um conjunto de habilidades que se alinham com o perfil da companhia. De acordo com o Guia Salarial da consultoria de recrutamento Robert Half, essa é uma preocupação para 84% das marcas. Para abordar essa questão, as empresas podem reter talentos oferecendo treinamento e desenvolvimento para aprimorar as habilidades de seus colaboradores.

A supervisora de marketing Larissa Marcelino destaca as três principais soft skills exigidas no mercado de trabalho para alcançar o sucesso profissional:

- Empatia: Essa habilidade é essencial não apenas na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho. Ela facilita a conexão com colegas, superiores e clientes, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e saudável.

- Comunicação: É uma das competências mais procuradas para estabelecer alinhamento claro e objetivo, melhorando a capacidade da equipe de entender e comunicar informações de forma eficaz para colegas e diretores.

- Flexibilidade: No dia a dia, é comum que as tarefas de trabalho se desviem do planejado devido a eventos imprevistos. Ser flexível diante dessas circunstâncias e lidar com elas com confiança pode fazer uma grande diferença na resolução de problemas.

COMENTÁRIOS dos leitores