Escolas recebem alimentos de agricultura familiar
Iniciativa tem o intuito de estimular a economia local
A partir desta segunda-feira (13), as instituições de ensino da Rede Estadual estão iniciando a recebimento de gêneros alimentícios hortícolas provenientes da agricultura familiar. Melancia, melão, banana, batata doce, cará, macaxeira, cebola e abóbora serão agora fornecidos por cooperativas, integrando os cardápios escolares para aproximadamente 410 mil estudantes.
Essa ação segue as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assegurando o atendimento integral do público escolar. Com o objetivo de impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento econômico do Estado, 1.068 agricultores familiares e 24 cooperativas associadas ao Programa de Alimentação Escolar de Pernambuco (PAE/PE) estão envolvidos nessa iniciativa.
Isso fortalece a preservação da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) em todo o Estado. No ano de 2022, 19 cooperativas já atendiam às demandas alimentares da Rede Estadual. Desde maio, as escolas localizadas no Sertão de Pernambuco também têm sido beneficiadas com o fornecimento de carne caprina, proveniente da agricultura local, ampliando ainda mais a variedade e a origem dos alimentos nas escolas.
“É de grande importância a garantia de ofertar produtos provenientes da agricultura familiar para os estudantes da nossa Rede Estadual. Consideravelmente, são alimentos de melhor qualidade na escola, contribuindo ainda mais para a formação de hábitos alimentares saudáveis e respeito à cultura e às práticas alimentares regionais”, destacou a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling.